Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Anvisa proíbe venda de energético e determina seu recolhimento

Agência determinou a proibição de fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes da bebida Dopamina por "interesse sanitário"

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) determinou a proibição de fabricação, distribuição e comercialização de todos os lotes da bebida Dopamina. A medida foi publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira. A agência justificou o pedido como  “medida de interesse sanitário”, sem especificar qual a razão.

Dentre as normas listadas na publicação de hoje, a Anvisa cita regulações sobre a restrição do nome de um produto indicar uma propriedade que ele não tem, e sobre níveis seguros do consumo de substâncias presentes em energéticos. Dopamina é um neurotransmissor produzido pelo corpo e associado à sensação de bem-estar. A bebida energética de mesmo nome, contudo, indica em seu site que é feita das substâncias taurina, cafeína e tirosina.

Procurada por VEJA, a Cervejaria Imperial Cidade de Petrópolis, que é responsável pela marca, disse por meio de nota que recebeu a notícia da suspensão “com perplexidade”, que não teve acesso ao processo, e que teve informações que a suspensão seria decorrente da presença do aminoácido tirosina.

Segundo a empresa, a substância é segura e altamente disseminada no país. “A empresa tem convicção que o produto que ela fabrica e comercializa não traz risco à saúde e demonstrará à Anvisa nos próximos dias que a Dopamina Mindful Drink pode ser consumida sem restrições”, diz trecho da nota.

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Adilson Nagamine

    O placebo “DR DRINK” é aprovado pelo CONAR e pela ANVISA? Tem dó.

    Curtir

  2. Robson La Luna Di Cola

    São as força$ do mercado atuando…E tem gente que defende menos regulação, mais liberdade para as empresas!!!!!!

    Curtir

  3. Tim Habbey Habbey

    parece que alguem não recebeu o arrego

    Curtir

  4. Odin Bartolomeu Glioli

    Tem uns que dão pro mino e outros pras mina

    Curtir

  5. Odin Bartolomeu Glioli

    O TNT é fabricado pelo tio dele

    Curtir

  6. Não entendi. Se é assim, todos os outros podem e esse não?

    Curtir

  7. Sem a oligarquia petista pra aprovar esse tipo de coisa dos “parceiros”, fica dificil mesmo…kkk

    Curtir

  8. Wilson Da Costa Junior

    Anvisa é o sinônimo de INCOMPETÊNCIA. Recolhe o RED BULL também porque ate hoje ele nao me deu asas…tem que fechar a ANVISA isso sim, interditar aquela porcaria.

    Curtir

  9. Noel Andrade

    Essa anvi$a não avi$a quando preci$a de um laudo para comprovar o princípio ativo???

    Curtir