Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Aneel recorrerá da decisão em favor da Celpa

Centrais Elétricas do Pará receberam autorização da Justiça paraense para aumentar tarifa cobrada aos consumidores a partir desta terça-feira

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) irá recorrer da decisão da Justiça estadual paraense que considerou as Centrais Elétricas do Pará (Celpa) como adimplente e autorizou a distribuidora a reajustar suas tarifas a partir desta terça-feira. Segundo o diretor da Aneel, André Pepitone, a agência reguladora cumprirá a decisão judicial, mas entrará com recurso no Tribunal de Justiça do Pará.

Na semana passada, a Aneel aprovou a revisão tarifária periódica da Celpa pelo 3º ciclo – referente a 2011 – e o reajuste anual de 2012 que, somados, resultaram em um aumento médio de 12,7% nas tarifas cobradas pela distribuidora paraense. No entanto, como a companhia controlada pelo grupo Rede Energia deve encargos setoriais estimados pelo órgão regulador em 122,8 milhões de reais, a agência proibiu a aplicação dos novos valores até o pagamento desses débitos.

Leia mais:

Aneel prevê demanda para leilão A-3

São Paulo reitera que não pretende desonerar energia

Pacote para o setor elétrico sai depois das Olimpíadas

No fim de semana, porém, a Justiça estadual do Pará autorizou a Celpa a aumentar os valores cobrados e, segundo Pepitone, estipulou uma multa diária de 500 mil reais à Aneel caso a agência não autorize a aplicação dos reajustes. “Vamos cumprir a determinação judicial, mas vamos recorrer”, afirmou o diretor que foi relator dos processos da companhia na agência.

Atolada em dívidas, a Celpa está perto de concluir um processo de recuperação judicial e a expectativa do mercado é de que o Grupo Equatorial adquira o controle da empresa.

(com Agência Estado)