Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alemanha planeja reativar fundo de resgate de bancos

Por Clarissa Mangueira

Frankfurt – O ministro das Finanças da Alemanha, Wolfgang Schaeuble, está preparado para reativar o fundo de resgate de bancos do país, o SoFFin, afirmou o jornal alemão Frankfurter Allgemeine Zeitung.

O SoFFin, que foi criado para dar suporte ao sistema bancário do país em 2008, será restaurado para sua capacidade original para fornecer até 400 bilhões de euros em garantias financeiras, afirmou o jornal, sem citar fontes.

O fundo também poderá fornecer até 70 bilhões de euros para oferecer suporte de capital e para ativos bancários arriscados, de acordo com o jornal.

O modelo inicial do SoFFin também permitia que o fundo tivesse outros 10 bilhões de euros em recursos, se aprovado pela Comitê de Orçamento da Câmara Baixa do Parlamento da Alemanha.

O governo alemão planejou aprovar a reativação do SoFFin nesta semana, mas o ministro da Economia alemão, Philipp Roesler, levantou dúvidas sobre esse modelo, destaca o Frankfurter Allgemeine.

O SoFFin original parou de oferecer novo apoio aos bancos no fim de 2010, mas continua a administrar garantias acordadas durante a crise financeira.

Um relatório divulgado no fim de semana indicou que o governo alemão está preparando planos de contingência para que o SoFFin revisado nacionalize o Commerzbank, no caso de a instituição de crédito em dificuldades não consiga levantar capital para cumprir as novas exigências regulatórias. As informações são da Dow Jones.