Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Alemanha nomeia Asmussen para suceder Stark no BCE

Por Nalu Fernandes

Marselha – O governo da Alemanha nomeou Joerg Asmussen para substituir Juergen Stark no corpo executivo do Banco Central Europeu (BCE), disse o ministro das Finanças do país, Wolfgang Schaeuble, neste sábado.

Em uma entrevista coletiva depois da reunião do G-7, Schaeuble disse esperar que Asmussen possa assumir as responsabilidades de Stark no fim deste ano. Atualmente, Asmussen ocupa o cargo de vice-ministro das Finanças.

O ministro das Finanças da Alemanha negou, ainda, relatos de que pode substituir Jean-Claude Juncker na presidência do Eurogrupo, que reúne os ministros das finanças da área do euro. “Isto não tem sentido”, disse Martin Kreienbaum, porta-voz do ministro que se encontrava em Marselha.

A revista alemã Focus, citando diplomatas, publicou neste sábado: “Quando nomes são mencionados, em grande parte do tempo, o nome do alemão Schaeuble aparece (…) Se ele quiser, terá o cargo”.

Schaeuble é considerado candidato potencial para assumir a presidência do Eurogrupo em janeiro e é visto como favorito nas negociações para o sucessor, acrescentou a Focus. As informações são da Dow Jones.