Último mês: Veja por apenas 4,00/mês
Continua após publicidade

Alckmin elenca reforma tributária como prioritária para o desenvolvimento

Na posse no MDIC, o vice-presidente afirmou que melhora do ambiente tributário e economia verde são fundamentais para a agenda de reindustrialização

Por Larissa Quintino Atualizado em 4 jan 2023, 15h47 - Publicado em 4 jan 2023, 12h10

O vice-presidente Geraldo Alckmin tomou posse nesta quarta-feira, 4, como ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC). Focando menos em críticas ao governo de Jair Bolsonaro, Alckmin fez um discurso com olhar para o futuro, elencando as ferramentas necessárias para o processo de reindustrialização do país, um dos grandes objetivos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Entre acenos a colegas da Esplanada dos Ministérios e o setor produtivo, o novo ministro destacou a reforma tributária como fundamental para a melhora do ambiente de negócios e crescimento do país.

“O fortalecimento da indústria passa, invariavelmente, pela redução do custo Brasil e a melhora do ambiente de negócios no país. A reforma tributária, nesse contexto, é fundamental”, afirmou o vice-presidente, arrancando palmas do público presente no Palácio do Planalto para a cerimônia. Alckmin lembrou que, durante a campanha, a reforma tributária foi citada como prioritária pelas indústrias que ele visitou com Fernando Haddad, ministro da Fazenda, e Márcio França, ministro dos Portos e Aeroportos, candidatos ao governo de São Paulo e ao Senado, respectivamente.

Durante a campanha de Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência, Alckmin foi destacado para o diálogo com o empresariado brasileiro e afirmou que essa precisa ser uma prática permanente para atingir o objetivo da reindustrialização, crescimento sustentável e reinserção do Brasil nas cadeias globais produtivas. “Será da conciliação entre Estado e setor privado que resultará a ampliação da integração do Brasil ao mundo”, afirmou. Segundo Alckmin, esse diálogo também é a chave para a diminuição das desigualdades, a qual ele classificou de uma política de “ganha, ganha, ganha”.

Alckmin também destacou a importância de desenvolver a indústria sem descuidar da questão ambiental. Para ele, o Brasil pode ser “protagonista” no processo de descarbonização da economia global, anunciando a criação de uma secretaria no assunto, que trabalhará em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, comandado por Marina Silva. Segundo ele, esta agenda é prioritária para reinserir a indústria brasileira na cadeia de comércio global. “A sustentabilidade é ponto de partida de toda a política industrial”, disse.

Continua após a publicidade

Alckmin afirmou ainda que esse desenvolvimento voltado para a economia verde será a chave para o ministério buscar novos mercados para produtos brasileiros e a valorização da imagem do Brasil como “potência agroambiental”, mas que também exporta aeronaves, máquinas e serviços de tecnologia da informação.

Durante o discurso, o vice-presidente citou nominalmente, além de Marina, Haddad e França, a ministra de Ciência e Tecnologia, Luciana Santos, o chanceler Mauro Vieira e o presidente do BNDES, Aloízio Mercadante.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Veja e Vote.

A síntese sempre atualizada de tudo que acontece nas Eleições 2024.

OFERTA
VEJA E VOTE

Digital Veja e Vote
Digital Veja e Vote

Acesso ilimitado aos sites, apps, edições digitais e acervos de todas as marcas Abril

1 Mês por 4,00

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba 4 Revistas no mês e tenha toda semana uma nova edição na sua casa (equivalente a 12,50 por revista)

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.