Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

AIG quer obter US$ 6 bi com venda de ações de unidade asiática

Recursos obtidos com a operação serão usados para pagar o governo norte-americano, que evitou um colapso da AIG no início da crise financeira global

Por Da Redação 5 mar 2012, 10h27

A seguradora American International Group (AIG) iniciou a venda de 6 bilhões de dólares em ações da sua unidade asiática, a AIA Group, em Hong Kong. A medida representa a continuidade dos planos para reembolsar uma parcela do socorro que recebeu do governo dos Estados Unidos em 2008.

A AIG afirmou que as ações serão oferecidas a investidores institucionais e espera que elas sejam precificadas nesta terça-feira. As ações à venda, 1,7 bilhão no total, representam cerca de 14% da AIA, menos de metade da fatia de 32,9% que a AIG possui na unidade.

Os recursos obtidos com a venda de ações serão usados para pagar o governo norte-americano, que evitou um colapso da AIG no início da crise financeira global com um resgate de 182,3 bilhões de dólares que já foi parcialmente reembolsado. O Departamento do Tesouro dos EUA ainda precisa recuperar cerca de 50 bilhões de dólares em fundos dos contribuintes e cerca de 8,4 bilhões de dólares desse montante serão pagos quando a AIG vender as ações e outros ativos da AIA. O restante do dinheiro – aproximadamente 42 bilhões de dólares – deverá ser obtido com a venda da participação de 77% do governo na AIG.

A AIG, que tem sede em Nova York, tinha controle total da AIA e vendeu dois terços da empresa em uma oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) de ações em Hong Kong no fim de 2010. Goldman Sachs Group, Deutsche Bank e Citigroup estão coordenando a venda de ações atual.

Um prospecto que circulou nesta segunda-feira mostra que a AIG planeja vender os papéis a um valor entre 27,15 e 27,50 dólares de Hong Kong – um desconto de 5,8% a 7,0% sobre o valor do fechamento de sexta-feira, de 29,20 dólares de Hong Kong, mas acima do valor de 19,68 dólares de Hong Kong na ocasião do IPO, em outubro de 2010.

A fatia total da AIG na AIA está avaliada em 14,9 bilhões dólares, com base no fechamento de sexta-feira. Depois da oferta desta semana, a AIG, que agora tem 32,9% da AIA, terá cerca de 18,9%, no valor de 8,5 bilhões de dólares.

(com Agência Estado)

Continua após a publicidade
Publicidade