Madri, 4 jan (EFE).- A Agência EFE publicou nesta quarta-feira um Guia para seus trabalhadores presentes em redes sociais, na qual pede aos empregados que em suas contas profissionais respeitem o rigor e a imparcialidade que caracterizam a agência de notícias.
O Guia foi submetido previamente à análise do Conselho de Redação, que representa todos os jornalistas da Efe, cujas propostas se incorporaram ao texto definitivo.
O documento adverte os funcionários que não poderão divulgar nas redes sociais nenhum tipo de alerta informativo da agência. Estes alertas se publicarão exclusivamente nas plataformas comerciais que EFE reserva a seus clientes.
O guia também diferencia claramente as contas profissionais dos empregados, que deverão ser autorizadas previamente pela empresa, e as contas pessoais, das quais a Efe não tem nada a dizer e sobre as quais se exime de toda responsabilidade.
Com a iniciativa, a Direção quer promover a abertura de contas profissionais e incentivar os trabalhadores da agência a utilizarem as redes sociais como ferramenta para a obtenção de informação, com as devidas cautelas que estabelecidas no ‘Estatuto da Redação’ e no ‘Livro do Estilo Urgente’, recentemente publicados.
O documento ser consultado na íntegra, em espanhol, através do seguinte link: https://www.https://efe.com/FicherosDocumentosEFE/redes.pdf. EFE