Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Ações da OGX têm recuperação e sobem 14,54%

Alta acumulada entre sexta-feira e segunda-feira totaliza 23,44%, ante perdas de 41% em apenas dois dias

Os papéis da empresa petrolífera de Eike Batista, OGX, tiveram alta de 14,54% no pregão desta segunda-feira. Somado o desempenho de sexta-feira, os ganhos chegam a 23,44% – compensando parte das perdas da semana passada, que chegaram a 41%. As ações da empresa vêm sendo penalizadas na Bolsa de Valores depois que foi enviado ao mercado um comunicado fixando em 5 mil barris/dia a produção dos poços da OGX. A promessa inicial era de uma produção de 40 mil barris/dia.

Apesar da alta, ainda falta muito para que a empresa recupere o valor de mercado registrado no início da semana passada, de 27 bilhões de reais. Para voltar ao mesmo patamar, será preciso uma valorização de 32,8% nos papéis da empresa.

O desempenho da OGX fez com que a Bovespa encerrasse o primeiro dia útil do novo semestre com alta de 0,62%, aos 54.692,79 pontos. Petrobras também deu contribuição positiva (0,55%), enquanto Vale pesou de forma negativa (0,03%). Na mínima, o Ibovespa atingiu 53.961 pontos (-0,72%) e, na máxima, ficou em 54.754 pontos (+0,73%). O giro financeiro foi de 4,816 bilhões de reais. Os ganhos da OGX ajudaram também as outras empresas de Eike Batista, que figuraram entre os destaques de alta. MMX subiu 3,42% e LLX ganhou 4,52%.

Leia mais:

Tombo na bolsa derruba presidente da OGX

Eike Batista cai de 7º para 46º homem mais rico do mundo

Eike nunca cumpre o que promete, diz ex-sócio

“Hoje está um dia difícil. Não tem explicação, deve ser fluxo, mas o giro está baixo. Então, o que se vê, são alguns investidores aproveitando o preço baixo de algumas ações e indo às compras. Nem os setores têm direção única hoje”, disse um profissional do mercado que preferiu não ter seu nome citado.

No exterior, os dados divulgados reforçam a expectativa que o ritmo de crescimento da economia mundial está baixo. Mas, por outro lado, faz crescer as apostas de que o Banco Central Europeu (BCE) cortará a taxa de juros em 0,25 ponto porcentual, para 0,75%, na quinta-feira.

O único destaque positivo da agenda de indicadores dos EUA veio do setor de construção. O Departamento de Comércio do país disse que os investimentos em construção nos EUA aumentaram 0,9% em maio, na comparação com abril.

Em Nova York, o índice Dow Jones caiu 0,07%, o S&P 500 subiu 0,25% e o Nasdaq avançou 0,55%.

(Com Agência Estado)