O impacto real de aplicativos como Buser no preço de passagens de ônibus
Levantamento da CheckMyBus, plataforma de pesquisa de viagens rodoviárias, analisou tarifas no Brasil entre 2019 e 2021
As viagens rodoviárias ficaram até 60% mais baratas no Brasil nos últimos ano e os grandes responsáveis pela diminuição dos preços são as novas plataformas que conectam viajantes a empresas de fretamento, como, por exemplo, a Buser.
É o que diz um levantamento inédito divulgado pela CheckMyBus — site de pesquisa de tarifas de ônibus –, que analisou as rotas entre as capitais mais buscadas pelos usuários entre 2019 e 2021.
O trecho que teve a maior queda foi entre Belo Horizonte (MG) e São Paulo (SP), com preços, em média, 61% menores nas linhas que realizam o trajeto. O que teve a menor diminuição foi a rota entre Brasília (DF) e São Paulo, com queda de 38% nos preços.
No trajeto entre Rio de Janeiro (RJ) e Brasília, por exemplo, o preço médio das passagens em 2019 era de quase 300 reais, passando para 173 reais em 2021.
Na pesquisa, a CheckMyBus, que tem mais de 300 empresas de ônibus brasileiras cadastradas na plataforma, considerou cerca de 40 companhias que fazem as linhas pesquisadas.