Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Radar Econômico Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Pedro Gil (interino)
Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes e Felipe Erlich
Continua após publicidade

Jovens têm menos resistência a produtos brasileiros nos EUA

Mais velhos são mais conservadores em relação a produtos importados no país

Por Victor Irajá 21 fev 2024, 12h46

Quase metade da geração Z dos Estados Unidos aprova produtos feitos no Brasil. No segmento, com idade entre 18 e 26 anos, a taxa de avaliação positiva alcança 47%, superior em 12 pontos percentuais à registrada no total da amostra (35%). Entre os millennials, na faixa de 27 a 42 anos, o número é próximo, de 44%. No entanto, entre os mais velhos, a tendência é diferente – o índice cai para 31% entre os que integram a geração X — entre 43 e 58 anos — e para 25% entre os boomers, de 59 a 77 anos.

O resultado é parte do estudo sobre a imagem do Brasil junto a consumidores americanos, que inaugura a parceria entre Imagem Corporativa e Grupo Opinium Research, instituto de pesquisas sediado em Londres, que possuipainéis representativos da população de vários países. Neste levantamento, foram realizadas 2000 entrevistas online e a margem de erro é de dois pontos percentuais. Segundo os dados, 38% tanto da geração Z quanto dos millennials afirmam já ter adquirido produtos ou serviços brasileiros. Entre os boomers, por exemplo, a maioria (55%) relata dificuldade em identificar a procedência, fenômeno que serve de alerta para estratégias de marketing de empresas brasileiras no mercado dos EUA.

Entre os mais velhos, tanto os produtos quanto o papel da economia americana no mundo são mais valorizados. Na escala de importância econômica, de zero a dez, os EUA alcançam 8,8 entre os que têm idade igual ou superior a 59 anos. E os produtos do país são aprovados por 88% no segmento. A geração X é a que menos avalia positivamente produtos da União Europeia e do Canadá. Já os boomers são mais críticos em relação aos produtos chineses – 31% os consideram ruins ou péssimos, o dobro da taxa observada entre os mais jovens.

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.