Assine VEJA por R$2,00/semana
Imagem Blog

Neuza Sanches Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO

Por Neuza Sanches
Negócios, Mercados & Cia
Continua após publicidade

Cartão de crédito X Pix: uma batalha cultural

Pesquisa inédita mostra que o brasileiro ainda prefere usar o cartão de crédito – parcelado – nas compras online, embora o Pix já esteja em seus calcanhares

Por Neuza Sanches Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO 22 mar 2023, 09h00

O brasileiro gosta do cartão de crédito, de parcelar quase tudo por meio dele – mesmo pagando juros altos embutidos nos preços –, mas o Pix, com apenas dois anos de existência, já mostrou que veio para ficar. É o que revela pesquisa inédita da Único, empresa especializada em identidade digital, fundada em 2007. A IDTech se tornou unicórnio em agosto de 2021 e já recebeu quatro rodadas de investimentos. A instituição mapeou o comportamento do brasileiro conectado nas compras online entre novembro e dezembro de 2022. Foram 1.000 entrevistados via painel online da empresa Offerwise, dentre a população brasileira conectada (PNAD / 2021 = 192.600.000 pessoas). Alguns destaques do estudo:

1. Entre as pessoas que compraram online com cartão de crédito no último ano, 60% preferem esse meio de pagamento. O Pix aparece em segundo lugar (30%);

2. 78% dos brasileiros conectados – População brasileira conectada: 90% (PNAD / 2021) = 192.600.000 pessoas – declararam ter realizado transações online com cartão de crédito no último ano, o que pode representar aproximadamente 150 milhões de pessoas;

3. São três os motivos para preferência do cartão de crédito: parcelamento/tempo para pagar (38%); praticidade/facilidade (32%) e segurança (12%);

4. Quem transaciona online com cartão de crédito no Brasil são pessoas mais jovens, mais escolarizadas, mais mulheres e, principalmente, de classes de renda mais altas. A maioria parcela as suas compras, usa cartão de crédito próprio e não tem o hábito de utilizar mais de um cartão por pagamento (mas 40% utilizam);

Continua após a publicidade

5. 36% dos entrevistados tiveram algum problema com aprovação indevida de compra com o seu cartão de crédito nos últimos 12 meses;

6. Compra de itens em lojas online, além de pedidos de delivery em restaurantes e bares, são os destaques na fatura do cartão de crédito, utilizando principalmente meios como aplicativos para pagar. Carteiras digitais aparecem como maior incidência dentro do fluxo de envio de Pix;

7. Hoje, a desconfiança para pagar com cartão de crédito de forma online existe principalmente nas redes sociais, onde a percepção de segurança e privacidade dos dados pessoais é menor.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.