Clique e Assine VEJA por R$ 9,90/mês
Imagem Blog

Bem-Estar

Materia seguir SEGUIR Seguindo Materia SEGUINDO
Continua após publicidade

Três treinos de musculação para (finalmente) iniciar

Atividades que simulam movimentos do dia a dia são mais amigáveis para quem pretende começar

Por Tiago Cordeiro
30 jun 2024, 08h00

A musculação oferece diversos benefícios a quem deseja iniciar uma vida mais saudável. Além de fortalecer os músculos e proteger as articulações, melhora o desempenho cardiorrespiratório, as funções cognitivas e a qualidade do sono. “A musculação é um dos melhores exercícios para emagrecimento e uma das formas mais seguras de manter o corpo fortalecido”, diz Ibrahim El Hayek, doutor em biomecânica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Para quem não frequenta academias com regularidade e encontra dificuldade para saber como começar, as atividades que simulam movimentos do dia a dia são especialmente amigáveis. Mas El Hayek ressalta: “É essencial considerar idade, hábitos, estado de saúde e objetivos pessoais. O apoio profissional é chave para definir um plano de treino com rotina e cargas adequadas”.

Entre as opções mais adequadas para começar a contar com os benefícios de treinos de força, três se destacam.

Agachamentos: Um movimento natural que uma pessoa já faz no dia a dia ao se sentar e levantar de cadeiras, sofás ou bancos. Praticado de forma regular, contribui para o condicionamento físico, auxilia na perda de peso e fortalece os músculos abdominais, das coxas e das costas.

Continua após a publicidade

Flexões: Um exercício clássico que fortalece os músculos do peito, tríceps, ombros e abdômen, além de melhorar a saúde óssea e o condicionamento cardiorrespiratório. O ideal é começar com flexões tradicionais, utilizando o peso do corpo, e progredir gradualmente para flexões mais desafiadoras ou exercícios com pesos, como o supino.

Saltos: Ajudam a queimar calorias, melhorar o equilíbrio e a coordenação motora, além de promover bem-­estar. Permitem incluir variações que podem ser até divertidas, como pular corda. Com o tempo, os saltos podem ficar cada vez mais altos, ou incorporar pesos, desde que se tome cuidado com joelhos e coluna.

Publicado em VEJA, junho de 2024, edição VEJA Negócios nº 3

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 49,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.