Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Secretaria Nacional do Consumidor suspende app de compras do Carrefour

Supermercado foi notificado por inconformidade no rótulo de alimentos

Por Gustavo Maia 29 jul 2021, 15h27

A Secretaria Nacional do Consumidor suspendeu cautelarmente o funcionamento da ferramenta “Meu Carrefour” do aplicativo de compras do supermercado.  

A ferramenta faz uma classificação nutricional com base nos valores de cada alimento. Uma lista de A até E classifica os produtos. 

A chamada “Nutri Escolha” também indica no app opções que seriam mais equilibradas e também mais baratas para o consumidor, com base em algoritmo próprio da empresa. 

Conforme o Radar mostrou no início do mês, a Secretaria notificou o Carrefour com base em denúncias anônimas que mostraram que as informações do aplicativo não condiziam com os dados nutricionais constantes nas embalagens dos produtos. 

O órgão federal de defesa do consumidor, ligado ao Ministério da Justiça, deu cinco dias para o Carrefour se explicar.  

Segundo a Secretaria, o uso de informações nutricionais em formatos que não são regulados pela Anvisa poderia configurar “conduta desinformativa, enganosa e abusiva ao consumidor”. 

Continua após a publicidade
Publicidade