Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

Secretaria Nacional do Consumidor notifica Carrefour sobre app de compras

Denúncia apontou desconformidade do sistema do aplicativo com regulamentação de rotulagem nutricional de alimentos

Por Gustavo Maia Atualizado em 13 jul 2021, 17h42 - Publicado em 13 jul 2021, 17h29

Depois de receber uma denúncia, a Secretaria Nacional do Consumidor notificou a rede de supermercados Carrefour a prestar esclarecimentos sobre a nova ferramenta lançada no aplicativo “Meu Carrefour”, que funciona como indicador nutricional e classifica cada produto com pontuação de A a E.

A “Nutri Escolha” também indica no app opções mais equilibradas nutricionalmente e mais baratas, baseadas em algoritmo próprio da empresa.

A notificação foi feita nesta terça-feira pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor da pasta, ligada ao Ministério da Justiça.

A averiguação preliminar se iniciou a partir de uma denúncia que apontou a desconformidade do sistema aplicativo com a regulamentação de rotulagem nutricional de alimentos embalados da Anvisa, o que poderia configurar conduta desinformativa, enganosa e abusiva ao consumidor.

O Carrefour terá um prazo de cinco dias úteis para se manifestar, a contar do recebimento da notificação. Entre os esclarecimentos solicitados, a empresa deverá justificar as razões pelas quais os produtos com mesma composição nutricional podem receber notas discrepantes pelo aplicativo.

Continua após a publicidade
Publicidade