Clique e Assine a partir de R$ 19,90/mês
Radar Por Robson Bonin Notas exclusivas sobre política, negócios e entretenimento. Com Gustavo Maia, Laísa Dall'Agnol e Lucas Vettorazzo. Este conteúdo é exclusivo para assinantes.

O tempo gasto pelo brasileiro à procura de imóvel para compra ou aluguel

Segundo pesquisa, 15% dos compradores levam mais de um ano para achar moradia ideal

Por Lucas Vettorazzo Atualizado em 27 ago 2021, 14h30 - Publicado em 27 ago 2021, 17h30

Apesar da pandemia da Covid-19, o mercado imobiliário está passando por um período de aquecimento. O senso comum diz que a busca pelo imóvel ideal, seja para compra ou locação, pode ser demorada e um tanto frustrante. 

Segundo uma pesquisa do DataZap+, contudo, a maioria das pessoas consegue terminar o processo de escolha da casa ideal e a conclusão da burocracia para a mudança em um prazo curto.  

De acordo com o levantamento, 57% das pessoas que buscam imóveis para alugar concluem o negócio em menos de um mês. Outras 21% demoram um ou dois meses para finalizar a jornada. Para outros 10%, o tempo decorrido é de três a seis meses. 

Entre os que estão à procura de imóveis para a compra, o tempo para a conclusão dos trâmites é um pouco maior. Dos entrevistados, 23% levam de um a dois meses para finalizar a compra da casa ideal. O percentual é o mesmo para aqueles que gastam de três a seis meses para finalizar tudo. 

Um grupo de 15% demora mais de um ano para concluir a jornada de compra do imóvel ideal.  

A pesquisa foi feita entre os dias 1º e 15 de junho por meio de questionários com 1.506 usuários dos portais imobiliários Zap Imóveis e Viva Real. 

Continua após a publicidade
Publicidade