Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia
Radar Econômico Por Josette Goulart Análises e bastidores exclusivos sobre o mundo dos negócios e das finanças. Com Diego Gimenes.

Rio e Espírito Santo são os únicos estados a perderem receita em 2020

Estados do Norte e do Nordeste foram os que apresentaram maior crescimento da receita

Por Machado da Costa 20 out 2020, 11h29

A pandemia de Covid-19 causou diversos problemas aos estados, que precisaram correr para dar uma resposta adequada à crise sanitária. Apesar disso, de falta de dinheiro eles não podem reclamar. Das 27 unidades federativas, somente duas tiveram perda de receita este ano: Rio de Janeiro (-5%) e Espírito Santo (-1%). Todos os outros obtiveram alta até o mês de agosto, segundo O Relatório Resumido de Execução Orçamentária, elaborado pelo Tesouro Nacional. Chamam a atenção estados do Norte e do Nordeste. Alguns casos com alta acima de 10%. O Piauí foi o que mais apresentou crescimento, com alta de 32% no ano.

Como já dito pelo Radar Econômico, boa parte desses aumentos se devem aos programas de distribuição de receitas com estados e municípios, além do auxílio emergencial, que sustentou a renda da população. Ano que vem os estados precisarão se virar para manter as receitas nos patamares atuais.

+ Siga o Radar Econômico no Twitter

Continua após a publicidade
Publicidade