Google lança mapa de vídeos mais visualizados no YouTube

Recurso, por ora disponível apenas nos Estados Unidos, mostra em tempo real os campeões de audiência em diferentes regiões

Mapa de tendências do YouTube

Mapa de tendências do YouTube (VEJA)

O Google lançou nesta terça-feira um mapa interativo que mostra, em tempo real, os vídeos mais visualizados no YouTube. O recurso, por ora ativo apenas para os Estados Unidos, permite aos usuários filtrarem os campeões de popularidade em cada região do país de acordo com faixa etária e sexo.

Leia também:

Google vai lançar canais pagos no YouTube

A interface representa o mapa do país e a disposição dos vídeos mostra o gosto da audiência em cada região. Em primeiro plano, aparecem os vídeos mais exibidos. Ao clicar sobre ele, uma caixa informa os vídeos que aparecem em segundo e terceiro lugar em número de visualizações.

Entre os vídeos mais populares na costa leste, por exemplo, está a performance de Alan Jackson cantando He Stopped Loving Her Today durante o funeral do cantor country George Jones. Já na costa oeste, o vídeo de maior destaque é o trailer da sexta temporada do seriado True Blood.

O número de visualizações pode variar bastante de acordo com a idade dos usuários. Entre as pessoas de 13 a 17 anos, o vídeo mais famoso é o Ten Things You Should Never Say to a Guy, um conteúdo autoajuda adolescente, enquanto que o vídeo mais popular para o público entre 55 e 64 anos é também o trailer de True Blood.

1. Psy – Gangnam Style

O sul-coreano Psy criou um dos vídeos musicais mais incoerentes já vistos no YouTube. Curiosamente, o ritmo agradou tanto que ele chegou a receber um convite para participar de um show com a cantora Madonna. Agora, ele desfruta a posição de artista mais popular do site.
 

2. Justin Bieber – Baby

O jovem Bieber sempre foi um dos favoritos do site. Durante muito tempo, seu clipe Baby ocupou o topo da lista. Hoje ele conta com mais de 810 milhões de visualizações.

3. Jennifer Lopez – On The Floor

A cantora e atriz Jeniffer Lopez ocupa a Terceira posição da lista com seu hit On The Floor, que conta com mais de 630 milhões de visualizações.
 

4. Eminem – Love The Way You Lie

O rapper Eminem sempre contou com a ajuda do YouTube para promover seus clips. Com um público fiel, ele conquistou a quarta posição com seu clipe Love The Way You Lie, com mais de 520 milhões de visualizações.
 

5. LMFAO – Party Rock Anthem

Irreverente, a dupla LMFAO ganhou destaque com seu hit Party Rock Anthem. Recentemente, o clipe ultrapassou a marca de 505 milhões de visualizações no site.
 

6. Waka Waka (This Time for Africa)

Interpretada pela cantor Shakira, a música Waka Waka foi um dos hinos da Copa do Mundo de 2010. Ao todo, foram mais de 500 milhões de visualizações.
 

7. Charlie bit my finger – again!

Sem músicas ou cantores famosos, o sétimo vídeo mais visto do YouTube mostra dois irmãos brincando. Até hoje, mais de 500 milhões de pessoas aprovaram a mordida de Charlie.
 

8. Lady Gaga – Bad Romance

A polêmica Lady Gaga já esteve no topo da lista com seu clipe Bad Romance. Hoje, com pouco mais de 500 milhões de visualizações, ela perde terreno para outros artistas.

9. Michel Teló – Ai Se Eu Te Pego – Oficial (Assim você me mata)

O paranaense Michel Teló, que se projetou internacionalmente com o hit Ai, Se Eu Te Pego. Mesmo sob constantes críticas, seu clipe alcançou a impressionante marca de quase 470 milhões de visualizações no YouTube.
 

10. Don Omar – Danza Kuduro

A canção interpretada por Don Omar chegou a ganhar uma adaptação para o português, além de espaço na abertura do folhetim Avenida Brasil, da rede Globo. Até hoje, o clipe foi visto por mais de 410 milhões de pessoas.