Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Câmara: Maia define nesta terça convocação de Palocci

Presidente da Casa analisa se mantém votação que convocou o ministro

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), decide até o fim do dia se mantém ou anula a votação que convocou o ministro Antonio Palocci para dar esclarecimentos à Comissão de Agricultura da Câmara. O requerimento foi aprovado na quarta-feira passada, em votação simbólica. Mas a base aliada, que cochilou na votação, pediu que Maia revisasse o caso.

“Vou tomar a decisão de acordo com o regimento”, limitou-se a dizer Maia, na manhã desta terça-feira, enquanto chegava à Câmara. O veredito só deve ser anunciado no fim da tarde, depois de o petista conversar com lideranças partidárias e o presidente da Comissão de Agricultura, Lira Maia (DEM-PA). Se o presidente da Câmara determinar que seja feita uma nova votação, o que é mais provável, a oposição promete levar o caso ao Supremo Tribunal Federal.

Marco Maia diz não gostar da ideia: “A judicialização da política é muito ruim”, afirmou. Na quarta-feira passada, ele já havia suspendido os efeitos da convocação até esta terça-feira, para que pudesse analisar o argumento dos lados envolvidos. O requerimento em discussão convoca o ministro a explicar aos deputados suas atividades como consultor, que possibilitaram um crescimento patrimonial suspeito entre 2006 e 2010.