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Google punirá empresas que desagradam consumidor

Serviço reduzirá relevância de companhias citadas negativamente

Por James Della Valle
2 dez 2010, 10h37

Após ler uma reportagem publicada pelo jornal The New York Times, os desenvolvedores do Google decidiram alterar a forma como seu sistema de pesquisas funciona. O novo objetivo do gigante das buscas é punir na rede empresas que desrespeitam os consumidores.

Segundo a reportagem, a americana Clarabelle Rodriguez recebeu um péssimo tratamento por parte da DecorMyEyes, companhia de lentes e armações de óculos, que aparecia nas primeiras posições dos resultados de busca do Google. Clarabelle não sabia que o bom posicionamento na página era fruto do compartilhamento na rede de diversas reclamações e artigos jornalísticos contra a empresa.

Amit Singhal, um dos responsáveis pelo algoritmo que controla as bucas do Google, afirmou no blog oficial da empresa que a nova versão do mecanismo irá analisar o teor de mensagens e notícias publicadas em sites na internet. Se os textos relativos a uma empresa, por exemplo, forem negativos, como no episódio citado, o buscador poderá diminuir a relevância dessa companhia nas páginas de resposta.

“Um dos comerciantes disse ao jornal que, ao tratar mal os consumidores, você pode gerar reclamações que podem se transformar em mais links para o seu site. Isso vai fazer com que ele fique mais proeminente nas buscas”, afirma Singhal. “Ficamos aterrorizados ao saber da experiência da senhora Rodriguez. A partir de agora, tratar mal o consumidor significa tratar mal o próprio negócio dentro do Google”, avisa.

De acordo com o blog, o novo código já está em atividade, mas ainda depende de ajustes.

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