Após tremor, Bing lança campanha no Twitter
Usuários criticam estratégia de marketing que promete doar um dólar por retweet
O buscador Bing, da Microsoft, usou o seu perfil oficial do Twitter para lançar neste sábado uma campanha de doações para as vítimas do terremoto no Japão. Cada vez que o post original for reproduzido por um usuário do serviço de microblog, um dólar será doado, até atingir o limite de 100.000 dólares.
Em cinco horas, foram arrecardados 888 dólares. Enquanto quase 900 pessoas passaram a mensagem adiante sem reclamação, outras começaram a acusar o Bing de usar a tragédia no Japão como estratégia de marketing. Diversos comentários caracterizaram como “revoltante” o fato do buscador só estar disposto a doar se as pessoas replicassem sua mensagem.
Para quem está habituado com a rede social, o motivo da revolta é óbvio. Para atingir o valor máximo da doação, seria necessário que a mensagem ganhasse 100.000 retweets. O que a Microsoft está pedindo é um feito ainda maior do que os 44.500 retweets exigidos pela montadora japonesa Nissan e conquistados na base da invasão de perfis alheios. Nem os perfis mais seguidos do mundo são capazes de conseguir essa quantidade de retweets de uma única mensagem.