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Facebook planeja medir eficiência dos anúncios na internet

Desenvolvido em parceria com a empresa Datalogix, recurso pode abrir uma nova batalha no mundo dos negócios virtuais - contra Google e Yahoo!

Por Da Redação
17 nov 2012, 13h03

Na tentativa de obter novas receitas – e animar investidores -, a rede social Facebook desenvolve uma nova estratégia de publicidade digital que pode modificar os modelos de negócios de empresas de internet, como Google e Yahoo!, segundo informa o site especializado em tecnologia Business Insider nesta sexta-feira.

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De acordo com a publicação, a companhia firmou em outubro uma parceria com a empresa americana de pesquisa Datalogix na tentativa de fornecer aos anunciantes a resposta a uma dúvida de nove a cada dez empresas de internet: a possibilidade de saber, de fato, quais usuários visualizaram uma propaganda na internet e visitou uma loja virtual para adquirir o produto.

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O recurso criado pode ser compreendido em quatro etapas. Primeiro, a empresa faz um anúncio no Facebook – uma imagem de seu produto acompanhado de uma frase atraente, por exemplo. Alguns usuários da rede veem os anúncios e outros, não. Parte deste grupo clica e é direcionado à loja para adquirir o produto.

O acesso a essas informações, portanto, daria à empresa de Mark Zuckerberg a possibilidade de ver se o usuário exposto ao anúncio concluiu a compra – fato que pode promover modificações no setor, uma vez que grande parte das receitas de gigantes de internet, como Google e Yahoo, provém de anúncios na web. “Com o recurso, os comerciantes podem olhar para o relatório e fazer um simples cálculo do retorno sobre o investimento”, diz o site. Segundo o Business Insider, a iniciativa preserva o anonimato de seus cadastrados.

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Desde que fez sua oferta pública inicial de ações, em maio, o Facebook tem o desafio de mostrar aos investidores sua capacidade de obter receita com publicidade. A dúvida em questão, e o que provoca a desconfiança de muitos acionistas, é se os usuários da rede, que lá estão para primeiramente socializar, suportariam a convivência com anúncios no site.

Os resultados financeiros divulgados em outubro começaram a diminuir esse receio. Mesmo com o prejuízo de 59 milhões de dólares entre os meses de julho e setembro deste ano, as receitas da rede, majoritariamente provenientes da publicidade, alcançaram 1,2 bilhão de dólares, crescimento de 32% em relação ao mesmo período de 2011 (954 milhões). Essa evolução se deve à inédita cooperação das verbas provenientes de anúncios em dispositivos móveis, modelo de negócio que não existia até o início do ano: foram 153 milhões de dólares nos últimos três meses.

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