Apple divulga plano para assinaturas para iPad
Foco é a distribuição de jornais, revistas, música e vídeo
O recente lançamento do Daily, primeiro jornal exclusivo para tablets, abriu os olhos da Apple para um mercado promissor: o de assinatura de conteúdos. Duas semanas após a chegada do jornal produzido pela News Corp, a empresa de tecnologia decidiu publicar seu novo conjunto de regras para a cobrança de itens que podem utilizar um modelo de negócios similar, como revistas, filmes e músicas. O ponto principal do documento é a forma de divisão dos lucros entre o desenvolvedor, dono do conteúdo, e o revendedor, no caso, a loja virtual da Apple, a App Store.
“Nossa filosofia é simples. Quando a Apple traz um novo consumidor para o aplicativo, ficamos com 30% do valor. Se o desenvolvedor trouxer o cliente, ele fica com 100%”, disse Steve Jobs, CEO da empresa, que, apesar de afastado temporariamente dos negócios por razões de saúde, assina a nota.
A companhia não proíbe a venda de assinaturas fora de seu ambiente virtual, mas pede coerência aos produtores de conteúdo. “Tudo o que queremos é que os responsáveis pelas publicações façam ofertas iguais ou melhores dentro dos aplicativos. Assim, os consumidores poderão fazer a assinatura com apenas um clique”, afirmou o executivo.
De acordo com a Apple, a App Store oferece mais de 350.000 aplicativos – divididos em 20 categorias – em 90 países. Ao todo, são cerca de 60.000 aplicativos nativos para iPad.