14/07/2010 - 16:48
  • compartilharCOMPARTILHAR
  • imprimirIMPRIMIR
 

Governo

Lula envia ao Congresso projeto que proíbe palmada em criança

Presidente diz que se punição resolvesse o problema, "a gente não teria tanta corrupção nesse País"

"Beliscão é uma coisa que dói", afirmou o presidente Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou na manhã desta terça-feira, mensagem que encaminha ao Congresso projeto de lei sobre castigos corporais e "tratamento cruel ou degradante" contra crianças e adolescentes. A medida ocorre 20 anos após a implantação do Estatuto da Criança e do Adolescente.

Durante a cerimônia no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), sede provisória do governo, Lula comentou sobre possíveis críticas ao projeto. "Vai ter muita gente reacionária nesse País, que vai dizer 'Não, tão querendo impedir que a mãe eduque o filho', 'Tão querendo impedir que a mãe pegue uma chinelinha Havaiana e dê um tapinha na bunda da criança'. Ninguém quer proibir o pai de ser pai e a mãe de ser mãe. Ninguém quer proibir. O que nós queremos é apenas dizer 'é possível fazer as coisas de forma diferenciada'", disse.

Se punição resolvesse o problema, continuou o presidente, "a gente não teria tanta corrupção nesse País, a gente não tinha tanto bandido travestido de santo". "Beliscão é uma coisa que dói", afirmou.

O presidente aproveitou a ocasião para falar sobre os seus tempos de infância. "Eu não lembro da minha mãe ter batido num filho. O máximo que ela fazia às vezes era a gente, cinco homens deitados numa cama, ela vinha com o chinelo, a gente esticava o cobertor, e ela ficava batendo, e a gente fingindo que estava batendo, doendo, gritando, e ela ia embora, quem sabe cansada, e a gente tirava o cobertor e começava a rir". Sobre o pai, prosseguiu, nunca apanhou dele, apesar de considerá-lo um homem bruto.

(Com Agência Estado)

  Tags

Comentários


comentar

Aprovamos comentários em que o leitor expressa suas opiniões. Comentários que contenham termos vulgares e palavrões, ofensas, dados pessoais(e-mail, telefone, RG etc.) e links externos, ou que sejam ininteligíveis, serão excluídos. Erros de português não impedirão a publicação de um comentário.

» Conheça as regras para aprovação de comentários no site de VEJA

lia

Sr.presidente,por favooorr !!e não tenho filhos ,mas sei o que é criar um, pq eu já fui criança e levei palmadas sim, e merecidadmente...pense nisso com muita atenção.

01.12.2011

Gleicemare L

É dificil respeitar uma lei que tira a autoridade que os pais tem sobre os filhos.Como os pais iram corrigir seu filhos se não for com palmadas?Palmadas não quer dizer espancar! Agora com essa lei os pais não poderam mais corrigir seus porque correram o risco de serem presos.Se os pais não corrigir os filhos,com certeza não (..)

19.05.2011

| Ler Mais

nayanna

hoje, no Brasil a violência e tam grande,e esta começando, e ao enves dos gorvernates tarem preocupados com isso, ainda querem empedir os pais de educarem seus filhos, porque um beliscão pode doer, mas uma pai ver seu filho ir pelo cminho errado e não poder fazer nada doi mais ainda, a conversa e o melhor caminho e a palmadi(..)

04.11.2010

| Ler Mais

Ana Leticia

é um absurdo, o pais ta cheio de traficantes soltos, ta cheio de corrupção e o nosso querido ta se preocupando com as palmadas que os pais dão nos filhos ! fala sério ! o ECA já garante isso! só é necessário que os estatuto seja respeitado e que as leis realmente sejam aplicadas

13.09.2010

jussara pereira de paula

Gostaria que o sr. Presidente vereficasse os comentários e observasse "esta" lei. Sou totalmente contra, duvido que os seus filhos nunca tenha apanhado, e nem por isso morreram. Hoje vemos o resultado da geração a qual passou a ser protegida e não responsabilizada por sues atos, hoje temos uma geração liberal, bebe, fuma...e(..)

13.09.2010

| Ler Mais

Edi Vilela

levei muita pancada, apanhei muito e estou aqui dentro da sociedade. palmada de mãe não mata ninguem.

07.09.2010

Raíssa

As pessoas não são iguais, senhor presidente. Se você aprendeu a ser um homem decente ser levar palmada, parabéns pra você. Tanto é que meu primo e minha prima foram educados pela mesma mãe, do mesmo jeitinho. Hoje ela faz faculdade, e ele tá preso. Alguns aprendem no diálogo, outros, na palmada.

01.09.2010

maia do céu

sr. Lula, melhor o pai dar uma palmada no filho agora, do que a polícia dar umas cacetadas mais tarde.

30.08.2010

Valeria Arruda

"Se punição resolvesse o problema"? Se não resolve então que se abram as portas dos pesidios...Mas, não se preocupem... Quandos os pais em casa não batem a propria policia se encarrega disso.

23.08.2010

maria das dores

Bom se o Lula não tem o que fazer, ou quer inventar coisas para nos distrair. Quem sabe umas paldas neste politicos resolvem a corrupçãi. BOm lula acho que voce e seus politos precisam ainda de boas palmdas

20.08.2010

quezia

eu ainda não sou mãe mas discordo plenamente com esta lei pois meus pais me educaram com palmadas sim quando eu precisei e isso não deformou meu carater muito pelo contrario me fez uma pessoa disciplinada e educada e não deixaram de dar amor acho que faz parte. antes de aprovar uma lei como esta seria nescessario fazer um Pl(..)

19.08.2010

| Ler Mais

Rutemara

Outro dia li um email onde haviam 15 perguntas sobre o Lula e seu governo... não consegui responder nenhuma e agora acrescento a 16: Por que Lula não vai se meter na educação dos filhos dele, do Lulinha, por exemplo... que recebeu milhoes por uma empresa fajuta que só apareceu depois que o pai se elegeu presidente...?? algue(..)

19.08.2010

| Ler Mais

Heloise

Isso é um governo democrático? Daqui a pouco estão dizendo o que obrigatoriamente devemos usar...Será que é diferente da ditadura?

18.08.2010

yarla

RAPAZ O LULA REALMENTE É O CARA... o brasil tem muito a crescer com ele.. seus preceitos, sua inteligencia, seu tao grande empenho com o brasilll

16.08.2010

Meires

O proprio governo se contra diz tenta legalizar o aborto.Ou seja você pode matar seu filho antes de nascer mas depois não pode educa-lo com umas palmadinhas. Que Absurdo!!!!

15.08.2010

Taciane

Realmente cabe aos pais decidirem qual é a melhor maneira de educarem seus filhos, des de que isso não desmoraliz a criança. Ninguém vai ser preso por dar uma palmada educativa, a medida é para tentar diminuir abusos. E será que realmente o diálogo não é a solução? Ou vamos sair por aí batendo nos outros, criando conflitos, (..)

13.08.2010

| Ler Mais

Darnley Nascimento

não acredito que o presidente não levou palmadas quando criança, pois essa pratica é tão comum entre os pais que nem lembro delas. ...será mais uma utopia??

13.08.2010

Jessica

Eu acho um absurdo isso ...

06.08.2010

silva

ABSURDO TOTAL....IMAGINEM SEU FILHO SUA FILHA TE ENFRENTADO DENTRO DE CASA: ''PÔE A MÃO EM MIM MAMAE E PAPAI Q EU CORRO PRA DELEGACIA FAZER EXAME DE CORPO DELITO.'' É....SALVE O LULA!

29.07.2010

Ana Cristina Assumpção

O governo PAGA para que os pais garantam que as crianças vão à escola. As crianças aprendem que estudar é um preço a ser pago para se ganhar dinheiro. Estudar é obrigação! Misericórdia! Quando a sociedade vai acordar? Chega de passar a mão por cima! É bolsa família, PETI, Vale isso, vale aquilo, agora só falta o “Bolsa Sem P(..)

28.07.2010

| Ler Mais

roni

Criticamos o Lula por ter sancionado o PL, mas é bom lembrar que essas criações ludibriantes provêm do congresso. É um dos seus atributos. Já estamos fartos de tantas futilidades. Sou, SIM, a favor da não violência. Mas gostaria de reforçar um dos comentários que mais me chamaram à atenção: o que precisa ser combatido e reso(..)

28.07.2010

| Ler Mais

Maria

Em tempos tao dificeis preocupacoes maiores deveriam ser o foco de uma presidencia, o ECA existe a tanto tempo com leis suficientes para a protecao do menor, o problema e que por conta da corrupcao (que nao é culpa da falta de uma palmada) tais leis raramente sao cumpridas! Eu apanhei da minha mae e garanto que nao foram "ch(..)

27.07.2010

| Ler Mais

Sasa

Fala sério, "kekéisso", Meu Deus,como é que vamos educar nossas crianças? conversando? hahaha fala sério, se nós não dermos uma palmadinha hoje a policia quebra eles a pau amanhã, se nós não educarmos hoje com uma palmadinha com chinelo havaianas ou um biliscansinho a policia vai querer educar amanhã com casetete, armas de f(..)

27.07.2010

| Ler Mais

FABINHO PEIXOTO

Parabens! Se nao se bote bater em adulto, pior ainda em uma crianca.

27.07.2010

manoel lopes

Se os adultos não se entendem com diálagos, muito menos as crianças. Este projeto é algo de quem não tem filhos pequenos para educar.

26.07.2010

Sueliane

Senhor presidente, o senhor deve cuidar é do Brasil, que necessita mehorar tudo: saúde, educação, segurança....e não no que os pais devem fazer com os seus filhos.

26.07.2010

Jucicleide

Acho um absurdo! Isso é quem não tem o que fazer. O filho é meu eu educo como quizer. Ficou claro sr. Lula

26.07.2010

Álvaro

eu sou um menino de 8 anos, e a palmada é considerada uma agressão,então tenho direito de denunciar

24.07.2010

Adriano

Um absurdo. Eu tenho 3 filhos e as vezes palmadas são necessárias. Isso não é abuso, nem mal trato. Não cabe ao estado regular como educo meus filhos. Sugiro prioridades diferentes: combate à corrupção, melhorias na saude e educacao. O resto pode esperar.

21.07.2010

Ovaldir

Gosto do governo Lula mas está é uma aberração vão perder meu voto se continuarem com isto.

21.07.2010

André

Abortar pode. Dar palmadinha não pode.

20.07.2010

Alex

Concordo que devemos conter os abusos, mas não podemos ser impedidos de educar nossos filhos. É obrigação dos pais formar o carater do filho. Dar umas "palmadas" é uma recomendação biblica, inclusive. Devemos impor limites às nossas crianças para que não se tornem mais um número em uma penitenciária ou em um necrotério.

19.07.2010

Robson

Estou até vendo filhos super amados matando pais e outros, simplismente por receberem um não ou serem contrariados de alguma forma. Não sou a favor da violencia mas, entendo que o estado tem de se preocupar com o cumprimento de leis já existentes, talvez assim a quantidade de corruptos diminua.

19.07.2010

conselho tutelar

se resolvesse essa lei o filho de uma visinha minha não fugiria de casa, pois o conselho tutelar, tendo vista do estatuto da criança e do adolescente, não seria assim pois ela segui os conselhos deles e ai o garoto hoje tem 17 anos e foge desde 12 anos e não pode apanhar como fica presidente.?

19.07.2010

joao

aposto q se liberar as palmadas no politicos eles deixam de ser corruptos num instante, acho ridículo o presidente querendo se meter na educação, agora vão querer tirar dos pais o direito de dar educação aos seus filhos e a gente vai fazer o que? esperar que o nosso querido país dê educação aos nossos filhos(e olha que eu ne(..)

19.07.2010

| Ler Mais

Alan Edson

A pergunta que não quer calar, será que nosso políticos sofrem as punições necessárias.....

19.07.2010

joao inacio neto

Se o Lula tivesse dado umas palmadinhas no Lulinha, certamente o "garotinho prodigioso" não teria estranhamente ficado milionário, da noite pro dia, numa suspeita negociaçao com a Telemar. Mas, claro, o papai nunca sabe de nada, pois só pensa em virar Nobel da paz.

19.07.2010

stela

Adorei o comentário de Manoel e complemtendo, acho que uma palmada dada com amor, não tem nada de mais, as nossas crianças atualmente, não estão precisando de mais uma lei e sim de imposição de limites os quais estão totalmente fora do contexto. Por essa falta de limites em que se encontram ,os Centro Socioeducativos estão f(..)

18.07.2010

| Ler Mais

Regiane

Senhor presidente, parece que o Senhor não está "por dentro" dos acontecimentos do país que o elegeu! Senhor Presidente ha alguns dias atrás um menino de dez anos foi morto dentro de uma sala de aula, este menino foi atingido por uma bala perdida, bala esta advinda de um tiroteio entre traficantes "chefes" do tráfico em fave(..)

17.07.2010

| Ler Mais

michelle frazzon

No Brasil já existem varias leis que nao são cumpridas, realmente o que é necessário ser feito, não é como leis para proteger os professores de alunos agressivos, e de pais sendo mortos por filhos.

17.07.2010

Jaime

Estou achando que Lula já disse tudo, só age fazendo tudo que "acha" correto, por que não lhe foi ensinado limites. Sou um cidadão de bem graças ao medo que tinha de ser castgado pelas coisas eradas que fazia na infancia. Obrigada minha querida mamãe pelas palmadas que me deu na hora certa. Não tenho trauma nenhum.

17.07.2010

Rosimére Hardoim

Acredito ser uma mãe que dita as regras e põe limites nos dois filhos que tenho, nunca precisei de um governo para me ensinar a ser esta mãe que sou, aprendi com os tapas da vida, com os tapas de meus pais que em mim não foram físicos, mas velhos lutar por nossa sobrevivência foi um grande tapa de lição de esforço, coragem e(..)

17.07.2010

| Ler Mais

Maria Joseli Teixeira de A. Leite

As crianças precisam de limites, assim como os adultos. Evidentemente, que a violência não é a melhor alternativa para esse limite... Torna-se necessária a educação, que também é função do governo!!! "As leis não bastam. Os lírios não nascem da lei " CDA

17.07.2010

joão

lula pode não ter apanhado dos pais, mas da vida e nas ruas ele ja apanho muito e foi assim que ele aprendeu faça uma entrevista com as pessoas bem sucedidas desse pais e veja quais delas nunca levo uma palmada ha ha ha PT ta fora dessas eleições depois dessa!

17.07.2010

diego Cipriano

Não lembro do meu pai ter me dado nenhuma palmada até mesmo porque se separou da minha mãe e eu era muito novo lembro da minha mãe que as vezes pedia para mim mostrar a mão para ela bater e sabe o que eu acho disso hoje? valeu a pena pois tem mts filhos hoje que faz de gato e sapado com o pai e com a mãe dizendo que vai char(..)

17.07.2010

| Ler Mais

Maria Gertudes l. dos Santos

Sou pedagoga e gostria que os politicos gastassem o pouco tempo que eles tem de trabalho, para fazer algo que beneficiasse ao país, as comunidades e não na individualidade da família, na educação dos filhos. A violencia de dentro de casa é fruto de uma sociedade violenta. Os pais hoje tem medo de deixar as crianças brincarem(..)

17.07.2010

| Ler Mais

Clarissa Dornelles

Pior que oivir e ler nosso presidente se preocupar por este tipo de lei é ver a falta de respeito com tudo. Existe a declaraç~]ao de direitos da ONU de organizações para o bem estar da criança e do adolescente e, em vez de fazer isto funcionar, deaplicar estas coisas como deve ser, ele quer outra lei para se meter dentro da(..)

17.07.2010

| Ler Mais

Azenilde Passos.

Absurdo, que venham leis para coibir os tapinhas corretivos nos bubuns dos nossos filhos, se com os tapinhas as crianças não estão tendo limites, haja visto o total desrespeito com os pais e professores. Isto é um absurdo, o presidente se preocupar com coisas tão banais. Ele devia sim preocupar com as crianças que estão sem(..)

17.07.2010

| Ler Mais

maria aparecida

será que esses políticos não tem com o que se preocupar, educação de filhos cabe aos pais, mas para que os pais saibam educar, é preciso que haja política de educação séria, o que infelizemente não temos.

16.07.2010

Rogelio Raquel

Sou Psicanalista e acho um absurdo uma lei como essa. O ser humano de um modo geral só deixa de fazer algo errado quando sabe que poderá ser punido se o fizer. No Brasil os menores fazem o que querem, não são punidos, por isso há tantos menores infratores. Nada é feito, também porque a lei atual impede que seja feito. Esta l(..)

16.07.2010

| Ler Mais

alessandra

ss uns tapas olha tenho 3 filhos dou amor dou carinho e atençao mais tem horas que e preciso dar uns tapas sim sou comtra essa lei acho que deveriao estar preocupados com crianças que passao horas na fila de um hospital pra consequir uma consulta e nem sempre conseque isso que precisa ser visto.crianças que nao tem material (..)

16.07.2010

| Ler Mais

Tânia

È esse é o nosso país!! cheio de leis... menos resoluções para os nossos problemas, afinal papel aceita tudo!!!

15.07.2010

carlos

Governo inútil que nunca serviu para nada a não ser de ter deixado nossos filhos com toda a liberdade possível ,menores que agora não respeitam os pais o seu semelhante ,os educadores e ate mesmo as autoridades com essas leis absurdas e esse "ECA" que tb não serve para nada.Acredito que um pai que ama seu filho jamais ira da(..)

15.07.2010

| Ler Mais

Erivaldo

Pois é. O nosso apedeuta continua vivendo os seus dias de infância, junto com seus "irmãos": a mãe-pátria finge que está batendo, e a "cumpanheirada" finge que está doendo, gritando, e ela vai embora, quem sabe cansada, e a "turma" então tira o cobertor e começa a rir. É uma pena que o chinelo nunca é pra valer.

15.07.2010

JUSCELINO BATISTA BRITO

Se o nosso objetivo é uma sociedade mais justa e democraticamente civilizada, acho que a Lei é uma medida correta. Para impor limites e respeitos, ñ é preciso usar a força e o terrorismo psicológico contra ninguém. Enquanto sociedade, somente através do diálogo e da diplomacia se pode chegar a um denominador comum. E isso se(..)

15.07.2010

| Ler Mais

Eliezer Lima

A gente pune corrupção!? De que país ele esta falando? Nos não precisamos de mais uma lei dessas, já temos leis o suficiente para proteger as crianças.Elas precisão é ser cumpridas.

15.07.2010

MARCO AURÉLIO

Não são criancinhas que fazem a corrupção; São os marginais adultos protegidos por delinquentes que promovem a corrupção!

15.07.2010

Coleman

É muito engracado. No Brasil tem lei para tudo. Os ladroes e assassinos andam livremente e o "Presidente" proíbe palmada. Ha..ha...ha

15.07.2010

Ed Batista

Chega a ser irritante esse nosso governo megalonanico querendo mais e mais, se meter na vida privada do cidadão. Que á lei proteja a criança de violência, tudo bem, mas a regular o que os pais fazem com os filhos é o cumulo. Palmada não deturpa caráter de ninguem, fome sim...

14.07.2010

Paulo Correa

Já chega tarde tal projeto! Absurdo que ainda existam pais que eduquem filhos com castigos físicos, coisa da Idade Média!

14.07.2010

Walcir

Como faço pra impedir que um PRESIDENTE DO PAÍS interfira na minha vida PESSOAL? Sou totalmente contra esse pensamento do Presidente. Ele está diametralmente equivocado. Até o estatuto da criança e do adolescente criou mecanismos pra delinquentes se defenderem perante policiais. Que ele vá verificar a opinião de professores (..)

14.07.2010

| Ler Mais

Faltou Apanhar

Pois então, se Lula tivesse apanhado quando estivesse errado, teria sido educado, não seria tão mentiroso, teria virado gente e não político afiliado ao PT.

14.07.2010

manoel

O livro de Provérbios é um verdadeiro manual para a educação da família, a disciplina faz parte do processo educativo, lá diz: Provérbios 13:24 O que retém a vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, cedo, o disciplina.As nossas autoridades ignoram os princípios da Palavra de Deus e adota os princípios estabelecido pelos (..)

14.07.2010

| Ler Mais

elverino magalhães

Se punição resolvesse, a gente não teria tanta corrupção nesse pais, diz o Presidente. Será que o Lula também pretende acabar com a justiça eleitoral, já que não consegue freiar a sua língua?

14.07.2010

Arnaldo Adasz

Então, tá explicado. Ninguém do primeiro escalão apanhou do pai e mãe, e deu nisso aí. Corrupção massiva como nunca antes se ouviu falar na história de nosso país.

14.07.2010

Klev2009

É,bem que o Lula poderia ter levado umas palmadinhas, não é mesmo?

14.07.2010

Cícero

Se o Lula tivese levado umas boas palmadas quando criança, ele teria aprendido a "perceber" o que acontece ao seu redor e, desse modo, livraria os brasileiros de tanta mentira.

14.07.2010

 

Serviços

 

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados