IR 2014

Imposto de renda

Saiba como informar ganhos com a valorização de imóveis

Desde 1º de março é preciso entregar a declaração do imposto de renda. Confira algumas explicações de especialistas sobre as principais dúvidas dos leitores

conjunto de apartamentos

Imóveis: não há definição legal para atualizar o bem a valor de mercado (Jupiterimages/VEJA)

A Receita Federal espera receber 26 milhões de declarações em 2013. Todos os contribuintes que receberam no ano passado rendimentos tributáveis superiores a 24.556,65 reais precisam prestar contas ao Fisco. Quem deixar de entregar o IR 2013 pode ser multado em 165,74 reais ou ser obrigado a pagar 20% do valor do imposto devido. A pergunta abaixo pode ajudá-lo a preencher sua declaração de renda.

Comprei um imóvel por 100 000 reais (ainda devo 80 000). Hoje, o imóvel é avaliado em mais de 200 000 reais. Gostaria de saber se, ao declarar meu imóvel no item "bens" é preciso valorizá-lo de acordo com o mercado. Ou seja, devo colocar que seu valor é 100 000 reais ou 200 000 reais? Ouvi dizer que, se não houver essa atualização, quando eu vender o imóvel, vou ter de pagar mais como ganho de capital. É verdade?

Não há definição legal para atualizar o bem a valor de mercado. Nos casos de bens adquiridos com financiamento bancário, em que o bem é dado em garantia, o valor a ser informado na posição em 31.12. 2012 é o valor total das parcelas pagas até 31.12.2011, acrescido das parcelas pagas até o dia 31.12.2012. O Ganho de Capital seria calculado na venda do imóvel, com utilização de programa específico da Receita Federal. A alíquota na alienação de Bens e Direitos é de 15%. Há isenção se o bem for o único imóvel do contribuinte e estiver avaliado em até 440 000 reais. Também pode haver isenção se o produto da venda for utilizado para a compra de novo imóvel residencial dentro do prazo de 180 dias.

Pergunte

Envie suas dúvidas sobre o IR 2013

O site de VEJA quer ajudá-lo a esclarecer suas dúvidas sobre o preenchimento da declaração, que deve ser transmitida para a Receita Federal entre 1º de março e 30 de abril. Suas perguntas serão respondidas por uma equipe de especialistas. Escreva para  ir2013veja@gmail.com

Dúvidas – Em sua página na internet, a Receita Federal mantém uma lista de perguntas e respostas das dúvidas mais frequentes.

Manual – O Centro de Orientação Fiscal (Cenofisco), parceiro do site de VEJA no IR 2013, disponibilizou um manual para auxiliar no preenchimento da declaração. O material, com 89 páginas, aborda detalhadamente os principais pontos da declaração.

Tema em foco: Saiba tudo sobre o Imposto de Renda 2013

Leia também: Portadores de doenças graves terão prioridade na restituição
Como declarar filhos dependentes que recebem pensão
Receita libera programa para declaração do IR 2013
Estrangeiros também devem declarar imposto no Brasil
Saiba quem deve usar certificado digital para declarar o IR
Como declarar a compra e a venda de imóveis
Remessas enviadas ao exterior para pagar intercâmbios são isentas
Declaração de veículos antigos não pode ser esquecida
Receita ainda recebe declaração de IR em disquete
PLR deve constar no informe de rendimentos e entrar no IR
Informe de rendimentos pode ser entregue em papel ou arquivo eletrônico
Doação de dinheiro para familiares deve ser declarada
Saiba como declarar investimentos em ações
Gastos para tratamento de infertilidade podem ser deduzidos do IR

Assinaturas



Editora Abril Copyright © Editora Abril S.A. - Todos os direitos reservados