Ivete Sangalo lança CD e DVD de NY com 300.000 cópias já vendidas
Para a gravadora Universal, registro do show no Madison Square Garden será o mais comercializado do ano
“Ivete é boa de marketing”, diz Alexandre Lins, diretor artístico do “Projeto Nova York”, como foi apelidado o plano de gravar CD e DVD ao vivo no Madison Square Garden, em Manhattan. “Ela sabia que o lugar poderia dar peso ao projeto”, conta Lins, amigo de Ivete desde os tempos da Banda Eva, da qual era percussionista. O show, feito em setembro pela cantora baiana Ivete Sangalo, chega às lojas em forma de CD e DVD na próxima terça-feira, com 300.000 cópias já comercializadas na fase de pré-venda – número que faz o presidente da gravadora Universal, José Éboli, apostar que o registro da apresentação será o mais vendido do ano. Sim, Ivete é boa de marketing.
Durante encontro com a imprensa nesta quarta em São Paulo, a cantora de axé evitou divulgar o planejamento traçado para a sua investida no exterior, mas admitiu que o DVD Multishow ao Vivo – Ivete Sangalo no Madison Square Garden servirá de “cartão para a carreira internacional”. Em 2011, além de excursionar por pelo menos vinte capitais brasileiras com o show apresentado em Manhattan, a baiana circulará por países da América Latina como Argentina e México e irá a Portugal. “Nosso foco é o mercado latino, incluindo aquele presente nos Estados Unidos”, conta Lins. Começar por Nova York foi apenas, como diz o jargão da economia, uma forma de “agregar valor”.
Carlos Eduardo Jorge/VEJA
De acordo com o diretor artístico, o investimento no Projeto NY feito pela gravadora Universal e pela Caco Music, braço da produtora Caco de Telha, de Ivete, foi de 5 milhões de dólares. Ao todo, foram consumidos oito meses na preparação da gravação e do show, que contou com convidados como a canadense Nelly Furtado, o colombiano Juanes, o argentino Diego Torres e o brasileiro Seu Jorge.
Segundo a cantora, a meta é recuperar o valor investido em dezembro, mês destinado à divulgação do CD e DVD made in USA – das 300.000 cópias pré-vendidas, cada formato responde por metade. Ivete quer vender. Sabe que é “um produto na prateleira” e que todos desejam lucro: ela, a sua produtora, a Universal. E aposta no galope Desejo de Amar como carro-chefe do repertório. “Os fãs (aqueles que compram seus discos) gostam”, diz.
Se dezembro é mês de divulgar CD e DVD, janeiro e fevereiro são época de Carnaval – quando poderá receber Shakira para um duo em Salvador. É só a partir de março, portanto, que a cantora dá largada à sua turnê. Mas, bem-humorada, Ivete mostra uma paciência baiana para esperar. A mesma que lhe tirou a pressa de emagrecer depois do nascimento do filho, Marcelo. “Esse corpo é passageiro. Daqui a vinte anos, eu não vou ser mais assim, até porque não quero ser um pandeiro esticado”, disse, aproveitando, baianamente, para lançar uma piada.