Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

ONU: IDH do Brasil fica estagnado pela primeira vez desde 2010

Apesar de melhoras na expectativa de vida e escolaridade, o país manteve 0,754 ponto no índice, mesmo valor do ano anterior

Depois de registrar crescimento ao longo da década, o Brasil ficou parado na 79ª posição entre os 188 países do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), elaborado pela Organização das Nações Unidas (ONU), com 0,754 ponto. Divulgado nesta terça-feira, o ranking liderado pela Noruega leva em conta dados sobre saúde, conhecimento e padrão de vida referentes ao ano de 2015, analisados ao longo de 2016.

A queda no rendimento bruto nacional, impulsionada pela crise política e econômica, é responsável pela estagnação do Brasil – apesar da pequena melhora em indicadores como expectativa de vida e escolaridade. Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o país ficou com o mesmo índice do levantamento divulgado no ano passado, empatado com a ilha de Granada, no Caribe. Desde 2010, quando marcou 0,724 ponto, o Brasil crescia alguns décimos a cada ano, mesmo quando caía posições na tabela.

O resultado do IDH é fruto do cruzamento de dados de vários organismos nacionais e internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS). Quanto mais próximo de 1 ponto, melhor a colocação no ranking. O país escandinavo que encabeça a lista, por exemplo, saltou de 0,944 ponto para 0,949 entre 2014 e 2015.

Na América Latina e Caribe, apenas dois países são classificados como de desenvolvimento “muito alto”: Chile (38ª posição) e Argentina (45ª). O Brasil também é superado por Barbados e Uruguai (empatados na 54ª posição), Bahamas (58), Panamá (60), Antígua e Barbuda (62), Trinidad e Tobago (65), Costa Rica (66), Cuba (68), Venezuela (71) e México (77).

Diante de situações de estagnação, que levantam um alerta para os brasileiros, o Pnud recomenda aos países que adotem políticas públicas universais, afirmativas, que fortaleçam a proteção social e deem voz aos excluídos. “É preciso garantir a consistência das melhorias sociais e econômicas de forma a proteger uma pessoa que tenha melhorado de vida para que ela não volte à situação de pobreza em caso de uma recessão econômica ou choque”, comentou a coordenadora do Relatório de Desenvolvimento Humano Nacional, Andréa Bolzon.

Cenário global

Em termos internacionais, o relatório do Pnud aponta que, apesar de avanços, há ainda uma enorme quantidade de pessoas sendo deixada para trás, inclusive nos países bem colocados no índice. Segundo o documento, uma em cada três pessoas no mundo vive em baixos níveis de desenvolvimento e cerca de 766 milhões vivem com menos de 1,90 dólares por dia (equivalente a cerca de 5,90 reais).

(Com Agência Brasil)

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.

  1. Mais uma herança maldita do governo “projeto da esquerda insana de poder pelo poder”.

    Curtir

  2. agora vai ver se tem algum pobre dos petralhas, ou tão ricos ou milionários, o maior roubo do planeta, a maior quadrilha de terrorista do planeta, assassinos contra a nação, mas tem solução pena de morte já, crime hediondo e terrorismo, vão tudo pro colo do capeta, desgraçados….

    Curtir

  3. Cristina Costa

    E cadê a balela esquerdista de que Lula tirou mais de 40 milhões da miséria? Só comprova o estelionato eleitoral desta gangue que enriqueceu os bolsos e deixou o Brasil à beira da falência.

    Curtir

  4. No próximo levantamento vai estar ainda pior, pois querem tirar os direitos dos trabalhador vide reforma da previdência, se assim já está ruim, imagine depois.

    Curtir

  5. maria cecilia

    A maior queda homóloga no número de desempregados registados desde 1989

    Curtir

  6. ADRIANOVIAJANTE007

    São décadas de descaso com a educação nos seguidos governos, principalmente depois do regime militar, pois os investimentos nunca chegaram na ponta, visto os constantes e bilionários desvios daqueles que defendiam um Brasil democrático e para todos, como FHC, Lula, Brizola, Arraes, Itamar, Geraldo Alkmin, Ulisses Guimarães e tantos outros que enganaram a todos somente fazendo um bom futuro para eles e seus parentes. Agora vemos mais uma enganação que é estas reformas que nos levará a miséria total.

    Curtir

  7. Ataíde Jorge de Oliveira

    NãO_Dê_M O R@
    E
    CHEgAMoS Na : VüVüzzeLLA
    The_B@ST_oFF_LA_TRÏnnnAA

    Curtir

  8. PAUNOMOLUSCO

    Deu PT: Perda Total

    Curtir