Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Exército do Iraque intensifica ataque ao município de Tikrit

Segundo as tropas do país, 142 terroristas foram mortos nas últimas 24 horas — metade na cidade natal do ex-presidente Saddam Hussein

O Exército do Iraque afirmou neste domingo que 142 terroristas foram mortos nas últimas 24 horas no Iraque, incluindo 70 na cidade de Tikrit, onde os conflitos se intensificaram nos últimos dias. De acordo com as tropas do país, o controle da Universidade de Tikrit está nas mãos das forças armadas.

Leia também:

Confrontos deixam 21 soldados mortos ao sul de Bagdá

Tropas apoiadas por helicópteros começaram o ataque o município iraquiano, cidade natal do ex-presidente Saddam Hussein, para tentar retomá-la dos insurgentes que se espalham para as cercanias de Bagdá. Duas testemunhas disseram que viram um helicóptero militar derrubado a tiros e cair próximo a um mercado.

Segundo as forças de segurança, o Exército enviou tanques e helicópteros para combater militantes jihadistas sunitas liderados pelos combatentes do grupo Estado Islâmico do Iraque e do Levante (EIIL), uma dissidência da Al Qaeda contrária ao governo sunita do primeiro-ministro Nuri al-Maliki. A facção, no entanto, se declarou um “califado” islâmico, e pediu às facções do mundo todo que jurem lealdade a ele, de acordo com declaração postada em sites jihadistas e no Twitter no domingo.

A ofensiva foi a primeira grande tentativa do Exército de retomar o território, depois que os EUA enviaram cerca de 300 consultores, a maioria deles das forças especiais, e drones, para ajudar o governo a enfrentar o EILL.

(Com agência Reuters)