China aumenta orçamento da Defesa

Pequim, 4 mar (EFE).- A China aumentará seu orçamento de Defesa em 11,2% em 2012, para 670 bilhões de iuanes (US$ 106,4 bilhões), uma percentagem ligeiramente menor ao de 2011 (12,7 %) , informou neste domingo o porta-voz da Assembleia Nacional Popular (ANP, Legislativo), Li Zhaoxing.

O orçamento anual aumenta o do exercício anterior em 67,6 bilhões de iuanes (US$ 10,7 bilhões), a mesma alta que em 2011.

O porta-voz Li, ex-ministro de Relações Exteriores, assinalou que a China ‘coordena o desenvolvimento de sua defesa com seu desenvolvimento econômico’, e os aumentos orçamentários são decididos ‘de acordo com os requerimentos da defesa nacional’.

O Legislativo chinês sempre anuncia o aumento de seu orçamento de Defesa um dia antes de inaugurar seu plenário anual, a reunião política mais importante do ano para o regime, na qual durante dez dias são debatidas as políticas que a China seguirá ao longo do ano.

O rápido aumento do orçamento militar de Pequim nos últimos anos despertou sempre desconfiança entre rivais estratégicos como os Estados Unidos e Japão, que consideram o Exército chinês como um rival direto a médio prazo.

A China tem o maior Exército do mundo em número de soldados (mais de dois milhões), embora esteja em processo de reestruturação que implica a redução de seu tamanho em troca de uma melhora na capacidade tecnológica e armamentista. EFE