Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Phelps dá o troco em Lochte nas seletivas americanas

O nadador americano Michael Phelps venceu nesta quarta-feira a prova dos 200 metros nado livre das seletivas americanas para a Olimpíada de Londres-2012, superando seu maior rival, Ryan Lochte, que o tinha batido na véspera nos 400 medley.

Phelps completou os 200 m em 1 minuto, 45 segundos e 70 centésimos, apenas 5 centésimos à frente de Lochte.

No ano passado, Lochte tinha levado a melhor sobre o rival na distância no Mundial de Xangai-2011, no qual conquistou cinco ouros, um a mais que Phelps.

Os dois nadadores devem travar um dos duelos mais acirrados da Olimpíada de Londres-2012. Na edição anterior, em Pequim-2008, Phelps fez história ao conquistar oito medalhas de ouro, superando a marca histórica do seu compatriota Mark Spitz, que tinha levado sete títulos em Munique-1972.

Na capital inglesa, o ‘Kid de Baltimore’ tentará bater o recorde absoluto de medalhas conquistadas nos Jogos, que ainda pertence à russa Larisa Latynina, que subiu 18 vezes ao pódio entre 1956 e 1964.

Para isso, ele precisa apenas conquistar três medalhas em Londres, já que soma 16, com as 8 conquistas em Atenas (6 ouros e dois bronzes) além dos oito títulos de Pequim.

Em outra prova disputada nesta quarta-feira, a jovem Missy Franklin, de 17 anos, mostrou que tem tudo para brilhar em Londres ao cravar a terceira melhor marca da história nos 100 m costas, em 58.85, quebrando o recorde dos Estados Unidos.

Ela superou outra jovem promessa, Rochel Bootsma, de 18 anos, acabando com o sonho da veterana Natalie Coughlin, de 29 anos, de conquistar seu terceiro ouro consecutivo na distância.