Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Isinbayeva se recupera e quebra recorde mundial

Isinbayeva salta para o novo recorde: 5,06 metros (AP)

A saltadora russa Yelena Isinbayeva se redimiu nesta sexta-feira do vexame na final do salto com vara no Mundial de Atletismo de Berlim, quando ficou em último lugar. A atleta voltou a quebrar o recorde mundial da prova ao saltar 5,06 metros durante a Golden League, em Zurique, na Suíça.

O recorde anterior era da própria Isinbayeva, de 5,05 metros. A nova marca garantiu à russa o ouro na etapa de Zurique da Golden League. Com 4,76 metros, a polonesa Anna Rogowska ficou com a prata, e a brasileira Fabiana Murer (4,71metros), com o bronze.

Na final em Berlim a bicampeã olímpica e mundial da prova falhou três vezes: a primeira, aos 4,75 metros, e as demais, aos 4,80 metros. Como, de costume, não havia saltado as alturas menores, e, portanto, terminou a prova sem marcar pontos.

Nesta sexta Isinbayeva preferiu não arriscar e começou a prova dos 4,71 metros. Ela comemorou muito sua passagem e foi aumentando gradativamente a altura da vara até chegar aos 5,06 metros. A musa russa conseguiu a nova marca logo na primeira tentativa.

O ouro em Zurique mantém Isinbayeva como uma das favoritas ao título de melhor atleta da Golden League. A próxima etapa da competição acontece no dia 4 de setembro, em Bruxelas. A campeã levará para casa 1 milhão de dólares (cerca de 2 milhões de reais).