Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Guardiola se despede do Barça com título na Copa do Rei

O Barcelona sagrou-se campeão da Copa do Rei ao derrotar por 3 a 0 o Atletic Bilbao na decisão, disputada nesta sexta-feira no estádio Vicente Calderón de Madri, na última partida do técnico Josep Guardiola com o clube catalão.

O atacante Pedro abriu o placar com apenas três minutos de bola rolando, o argentino Lionel Messi ampliou aos 19 e Pedro anotou seu segundo gol da noite aos 24, o terceiro do Barça, acabando com as esperanças do time basco.

O Athletic também amargou outro vice-campeonato nesta temporada, ao perder pelo mesmo placar de 3 a 0 para o Atlético de Madri na final da Liga Europa, no dia 9 de maio em Bucareste.

Este foi o 26º título da história do Barcelona na Copa do Rei, troféu que seu arquirrival Real Madrid conquistou ‘apenas’ 18 vezes.

Guardiola conquistou nada menos que 14 títulos com o Barça : duas Ligas dos Campeões (2009, 2011), dois Mundiais de Clubes (2009, 2011), três Ligas Espanholas (2009, 2010, 2011), uma Copa do Rei (2009), duas Supercopas da Europa (2009, 2011) e três Supercopas da Espanha (2009, 2010, 2011).

Nesta sexta-feira, o técnico ganhou um belo presente de despedida da parte dos seus jogadores, que dominaram a partida de ponta em ponta e não deixaram os bascos respirar.

O primeiro gol saiu logo aos 3 minutos de jogo, quando Pedro pegou a sobra de uma bola mal afastada por Javi Martínez após uma cobrança de escanteio.

No segundo, Messi recebeu um passe açucarado do meia Andres Iniesta, que chutou sem ângulo, fuzilando o goleiro Irairoz aos 19 e fechando sua temporada com 73 gols, recorde absoluto no futbol europeu.

O Barça selou o resultado cinco minutos depois, com outro gol de Pedro, que mandou uma bomba rasteira de canhota para o gol do Athletic.

O time basco tentou reagir no início do segundo tempo, quando Ibai Gómez tentou um lindo chute por cobertura, mas a bola passou por pouco à direita do goleiro Pinto.

Aos 24, Messi fez fila na defesa adversária, driblando quatro jogadores, e só não fez o quarto porque Irairoz fez uma defesa milagrosa com o pé.

Com o triunfo, o Barça se se classificou para a Supercopa da Espanha, na qual enfrentará em agosto o Real Madrid, campeão da Liga Espanhola.