Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Espanha vence Escócia e ajuda checos a irem para a repescagem da Euro

A Espanha mais uma vez não teve muito trabalho para manter sua invencibilidade nas eliminatórias para a Eurocopa 2012 e venceu seu oitavo jogo na fase classificatória, consolidando sua classificação para o torneio continental. Dessa vez, a vítima dos espanhóis foi a Escócia, que além de perder a partida por 3 a 1, viu a República Checa vencer a Lituânia por 4 a 1 e tomar a segunda colocação do Grupo I.

Jogando no estádio Rico Perez, em Alicante, a Espanha fez valer sua superioridade logo no início de jogo, quando Xavi iniciou a jogada na esquerda e alçou David Villa. O atacante tocou para Jordi Alba, que encontrou David Silva dentro da área, livre para chutar e inaugurar o marcador.

Com a vantagem no placar e a classificação assegurada, a Espanha passou a administrar a partida e chegava esporadicamente ao ataque. Entretanto, a atuação segura do goleiro McGregor impediu que a Fúria movimentasse novamente o placar.

Já a Escócia não conseguia envolver a defesa espanhola, o que dificultou muito suas descidas ao ataque. A grande chance dos escoceses aconteceu aos 33 do primeiro tempo, quando Fletcher apareceu de surpresa e bateu de primeira, vendo a bola passar muito perto da meta defendida por Valdés.

Antes que a primeira etapa pudesse acabar, David Silva tabelou com Pedro na entrada da área e acertou o canto do goleiro escocês, marcando seu segundo gol na partida e colocando a seleção espanhola em uma posição ainda mais confortável no jogo.

Na volta do intervalo, a Espanha continuou superior no jogo e neutralizou qualquer reação escocesa. Aos nove minutos da primeira etapa, a seleção trocou passes no meio-campo e desarrumou toda a marcação adversária, permitindo que David Silva servisse Villa, que bateu com tranquilidade e marcou seu quinquagésimo gol pela equipe nacional.

Para tentar amenizar sua apagada situação, a Escócia conseguiu diminuir aos 21 minutos. O goleiro Victor Valdés saiu errado do gol e cometeu pênalti no atacante adversário. Na cobrança, Marcó Goodwillie não perdoou e conseguiu anotar o tento, mas já era tarde para qualquer reação.

Ao mesmo tempo em que a Fúria concretizava sua brilhante campanha nas eliminatórias, a República Checa fez o esperado e venceu a Lituânia por 4 a 1, em Kaunas, com dois gols de Kadlec e Rezek, enquanto os lituanos diminuíram com Sernas. Com isso, os checos terão a chance de disputar a repescagem, que garantirá as últimas vagas para o torneio europeu, enquanto a Escócia está eliminada da Eurocopa 2012.