Mostra no Rio de Janeiro reúne toda a obra de Pedro Almodóvar

Além de 17 longas dirigidos pelo cineasta espanhol, serão exibidos 23 filmes produzidos por ele ou que lhe serviram de inspiração

Começou nesta terça-feira, no Rio de Janeiro, a maior mostra já feita no Brasil sobre a obra do cineasta espanhol Pedro Almodóvar. Intitulada El Deseo – O Apaixonante Cinema de Pedro Almodóvar, exibirá 40 filmes – 17 longas-metragens dirigidos e 23 produzidos por ele ou que serviram de referência para seu trabalho.

A mostra inclui desde Pepi Luci, Bom e Outras garotas de montão, de 1980, até Abraços Partidos, de 2009, passando por filmes como Kika (1993), Carne Trêmula (1997) e Má Educação (2004). Entre os filmes que não são do cineasta, destaque para Janela Indiscreta (1954), de Hitchcock, Noites de Cabíria (1957), de Federico Fellini, e Pacto de Sangue (1944), de Billy Wilder.

“Queremos que as novas gerações saibam como Almodóvar fez seus primeiros filmes, que são ousados e elevam à máxima potência os problemas cotidianos”, disse à Agência Efe Breno Lira Gomes, curador da seleção.

A mostra vai até o dia 19 de junho, na Caixa Cultural (Avenida Almirante Barroso 25, Centro). Paralelamente, foi inaugurada a exposição “Secretos sobre negro”, de fotografias feitas pelo ator Antonio Banderas, um dos preferidos de Almodóvar.

(Com agência EFE)