Morre o ator Duda Ribeiro, de ‘Salve Jorge’, aos 54 anos

Ribeiro lutava contra um câncer no fígado diagnosticado em 2010

Morreu o ator Duda Ribeiro, aos 54 anos, nesta quarta-feira. Ribeiro lutava contra um câncer no fígado, diagnosticado em 2010, que o levou a seis cirurgias e diversas internações desde então. Segundo amigos do ator, ele piorou na última semana e foi internado na segunda-feira, dia 12, no Rio de Janeiro. Ribeiro deixa dois filhos, Júlia, de 16 anos, e Felipe, de 14. O velório acontecerá nesta quinta-feira, no Teatro Café Pequeno, no Leblon, a partir de meio-dia. Em seguida, o ator será cremado.

Recentemente, Ribeiro gravava a nova versão do filme Dona Flor e Seus Dois Maridos, com Juliana Paes. “Ele estava muito feliz, pois estava trabalhando. O trabalho dava força para ele”, diz Tatiana Abrantes, amiga do ator. “Quando voltou das filmagens, ele disse que a doença tinha avançado, que, apesar de feliz, estava sentindo muita dor.”

Ribeiro começou a carreira na TV em 1991, com a novela Barriga de Aluguel. Ele ainda participou de diversos outros folhetins globais, como Pecado Capital (1998), Toma Lá, Dá Cá (2008) e Caminho das Índias (2009). Seu último trabalho em novela foi em 2012, com Salve Jorge.

Para além de ator de TV, Ribeiro trabalhava como roteirista e professor, era ativo no teatro, onde estava em cartaz com a peça O Enviado, e também no cinema. Seu último filme, Dona Flor e Seus Dois Maridos, estrelado por Juliana Paes, Leandro Hassum e Marcelo Faria estreia em 2017. Nas redes sociais, Ribeiro compartilhou diversas imagens dos bastidores do longa.

Cassiano Carneiro, Marcelo Faria, Juliana Paes, Leandro Hassun e Fabio Lago. Pelourinho nessa manhã. Dona Flor

A photo posted by dudaribeiro (@dudaribeiro) on

 

Parceria

A photo posted by dudaribeiro (@dudaribeiro) on

 

A notícia da morte de Ribeiro motivou homenagens de amigos e da Globo nas redes:

 

 

Hoje o céu ficou mais feliz porque recebeu essa pessoa maravilhosa, divertida e talentosa… Graaaande Duda Ribeiro! Um mestre na arte de fazer comédia e emocionar. Um ator completo e generoso. Com quem pude aprender tanto e gargalhar por infinitas horas. Desbravamos cidades de todo o Brasil por tantos anos juntos com nosso casal Dr. Teodoro e D. Flor. Uma parceria inesquecível!! Ele lutou, como um grande guerreiro que era, contra um câncer teimoso e encarou um transplante com bravura. Depois de tudo isso, ainda voltou aos palcos e eu estava lá esperando-o para ajudá-lo a retomar as atividades com cautela. Sua força de vontade era admirável e vê-lo feliz e realizado em cena era uma sensação muito especial. Dava pra ver como o palco lhe fazia bem. E era lindo de ver… Um presente divino mesmo. A luta nunca parou, mesmo que silenciosa ou disfarçada atrás das suas piadas e irreverência sem fim… Agora veio o descanso do guerreiro. Mais que merecido. Descanse em paz Duda! O mundo ficou mais triste hoje… e a perda, ( que ainda é sempre muito dolorosa para nós, meros mortais em evolução ), ainda dói quando aparece e precisamos saber lidar. Mas sigo sabendo que irás virar luz e alegria lá em cima…e isso me conforta. Força, amor, conforto e paz nos corações de todos da família e especialmente para seus 2 lindos filhos… Obrigada por tudo! #RipDudaRibeiro #descanseempaz #guerreiro #drteodoro

Uma foto publicada por Carol Castro ✨C.C✨ (@castrocarol) em