Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vale deve anunciar novos portos na Ásia para Valemax

Por Mônica Ciarelli

Rio – A Vale deve anunciar em breve novos portos na Ásia, onde os supergraneleiros da mineradora, conhecidos como Valemax, poderão atracar. A informação foi dada nesta sexta-feira pelo diretor executivo de Ferrosos e Estratégia da Vale, José Carlos Martins.

A companhia vive um embate com a China para conseguir a permissão para que os Valemax possam atracar no país, principal mercado consumidor dos produtos vendidos pela empresa. “Nunca escondemos que nosso objetivo (com os Valemax) era a China”, disse Martins.

Enquanto a autorização não vem, Martins lembra que a Vale tem alternativas para as embarcações. Entre elas, a construção de centros de distribuições e de estações de transferências na Ásia. As estações permitem descarregar parte do insumo transportado pelos Valemax para outros navios de menor porte, que podem acessar portos chineses.

Em encontro com jornalistas, o executivo traçou um cenário positivo para o minério de ferro. Segundo ele, a demanda deve voltar a subir no segundo semestre, o que tende a elevar o preço do insumo. Martins acredita que o valor do minério deve continuar oscilando entre US$ 120 e US$ 180 por toneladas a médio prazo.