Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Trabalhadores presos em mina peruana já escutam trabalho de equipe de resgate

Lima, 10 abr (EFE).- Os nove operários presos desde a última quinta-feira em uma mina artesanal no Peru já escutam de perto o trabalho dos socorristas e esperam com ‘tranquilidade e esperança’ o resgate, disse nesta terça-feira um deles, Roger Pariona.

A mensagem foi transmitida por um tubo que liga o interior da jazida ‘Cabeza de Negro’ – situada em uma região desértica e de difícil acesso, a 38 quilômetros da cidade de Ica – à superfície.

‘Sim, podemos escutar o som dos trabalhos, sabemos que estão perto e esperamos sair em poucas horas’, declarou Pariona, segundo a agência oficial ‘Andina’.

No local estão desde segunda-feira a ministra peruana da Mulher e Desenvolvimento Social, Ana Jara, que disse acreditar que o resgate ocorrerá nas próximas horas, já que a distância estimada entre os resgatistas e os mineradores é de apenas três metros.

A ministra acrescentou que o estado de ânimo dos mineiros ‘é ótimo’, e disse que depois do resgate eles receberão ajuda psicológica junto com seus familiares.

Os especialistas que trabalham no resgate tiveram que construir uma barreira de madeira no túnel de acesso à mina para evitar os constantes deslizamentos que dificultam a operação. EFE