Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Reestruturação de frota deixa Latam Airlines no prejuízo

Gastos levaram balanço da maior companhia aérea da América Latina ao vermelho, com prejuízo de US$ 41,3 milhões no primeiro trimestre

Maior companhia aérea da América Latina, a Latam Airlines, formada em 2012 pela fusão da chilena LAN e da brasileira TAM, registrou um prejuízo de 41,333 milhões de dólares no primeiro trimestre, revertendo o lucro de 42,745 milhões de dólares anunciado no mesmo período do ano passado.

A empresa explicou que o resultado deste ano foi prejudicado pelos custos de reestruturação da frota e que, desconsiderando os itens não recorrentes (pontuais e temporários), o lucro líquido ajustado subiu 88,7% na mesma base de comparação, para 80,664 milhões de dólares. O dólar mais valorizado e o baixo desempenho de seu negócio de carga também influenciaram.

Já a receita operacional da companhia caiu 6,8%, para 3,177 bilhões de dólares. A companhia área tem cortado custos nas rotas brasileiras e reduzindo alavancagem para melhorar margens e rating de dívida. As estimativas de analistas apontavam para um lucro líquido de 65 milhões de dólares.

Leia mais:

Sindicalistas ameaçam paralisar voos da LATAM durante a Copa

Gol vai retomar voos entre Brasil e Chile

(com Estadão Conteúdo e agência Reuters)