Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Produção industrial volta a subir em março, diz IBGE

O índice registrou alta de 1,1% na comparação com o mesmo mês do ano passado, após registrar resultado negativo em fevereiro

A produção industrial teve alta de 1,1% em março na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo divulgou o IBGE nesta quarta-feira. O resultado positivo acontece após um recuo de 0,8% no mês anterior, na comparação com fevereiro de 2016. Em janeiro, o indicador havia encerrado uma série de 34 meses em queda neste tipo de comparação.

No confronto com o mês anterior no entanto, houve queda de 1,8%, após variação nula (de 0%) em fevereiro e queda de 0,4% em janeiro, todas em comparação com os meses imediatamente anteriores.

Os avanços no mês em relação a março do ano passado foram vistos em  três das quatro grandes categorias econômicas, 16 dos 26 ramos, 48 dos 79 grupos e 53,8% dos 805 produtos pesquisados, segundo o IBGE. As maiores contribuições positivas vieram de veículos automotores, reboques e carrocerias (10,9%) e indústrias extrativas (7,0%).

Entre as baixas, o as principais influências foram de produtos farmoquímicos e farmacêuticos (-28,2%) e coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-7,0%). “Vale destacar também os resultados negativos vindos de produtos alimentícios (-2,1%), de outros equipamentos de transporte (-8,3%) e de impressão e reprodução de gravações (-14,4%)”, diz nota da instituição.

Apesar do resultado positivo na comparação com março do ano passado, a produção industrial acumula queda de 3,8% no acumulado de 12 meses, segundo o IBGE.