Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

PIB deve crescer até 4,5%, diz secretário da Fazenda

Por Renata Veríssimo

Brasília – O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse hoje que o crescimento da economia ficará entre 3,5% e 4,5% este ano. Em audiência pública na Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa a prorrogação da Desvinculação de Receitas da União (DRU), Barbosa afirmou que o Ministério da Fazenda prevê um crescimento de 4,5%, mas o Banco Central estima um aumento do Produto Interno Bruto (PIB) de 3,5%. “Deve ficar algo em torno disso”, disse.

Ele afirmou que a economia deve voltar a acelerar para um ritmo de 5% em 2012, para, em seguida, atingir um patamar de 5,5%. Barbosa informou que o superávit primário do setor público ficará em 3,1% do PIB em 2011 e 2012. Ele estimou que o déficit nominal este ano será de 2,5% do PIB, passando para 2,8% do PIB em 2012. Para Barbosa, a dívida líquida do setor público fechará em 38,6% do PIB em 2011 e em 37,5% do PIB em 2012.

“O equilíbrio fiscal é condição necessária para o crescimento e o desenvolvimento da renda no País”, afirmou. O secretário disse também que o contexto atual de equilíbrio fiscal pode ajudar o Brasil a continuar na trajetória de queda dos juros, iniciada na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).