Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pacote e revisão vão reduzir energia em até 26%

Segundo a Abradee, 20% devem vir das medidas anunciadas recentemente pelo governo

O pacote de redução dos custos de energia elétrica, somado ao resultado do terceiro ciclo de revisão tarifária das distribuidoras, deve resultar em queda média de aproximadamente 26% nas tarifas aos consumidores, segundo o presidente da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), Nelson Leite.

Leia também:

Aneel lista 123 usinas que podem renovar concessão

Concessionária que não renovar concessão pode ser barrada em leilão

Sai decreto que regulamenta concessões de energia

Segundo estudo da Abradee, 20% da redução de custos deve vir das medidas que o governo anunciou no dia 11 de setembro, que incluem a diminuição de encargos setoriais e a renovação das concessões de geração e transmissão de energia. Outros 6% devem vir da redução da componente tarifária de distribuição, que também terá impacto nas tarifas finais dos consumidores.

Concessões – Leite afirmou ainda que, dentro desse cenário, a tendência para as empresas de distribuição é aceitar as condições apresentadas pelo governo e renovar as concessões que vencem entre 2015 e 2017.

Entre as empresas de geração e transmissão, ainda há dúvidas sobre se a melhor alternativa é aceitar as condições para renovar as concessões ou deixar que os contratos vençam, aproveitando, até o prazo final, tarifas mais elevadas. “Mas entre as distribuidoras, não há maiores questionamentos”, afirmou.

(com Agência Estado)