Negócios Summary

China eleva orçamento de defesa em 11,2 por cento

PEQUIM, 4 Mar (Reuters) – A China vai aumentar seu gasto militar em 11,2 por cento neste ano, afirmou neste domingo o governo, revelando o primeiro orçamento da Defesa do país desde que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, lançou uma política “pivô” para reforçar a influência norte-americana na Ásia e no Pacífico. A elevação anunciada pelo porta-voz do Parlamento, Li Zhaoxing, vai levar os gastos oficiais com o Exército a 670,3 bilhões de iuans (110 bilhões de dólares) em 2012, após um aumento de 12,7 por cento no ano passado e uma série quase perfeita de crescimentos de dois dígitos nos últimos 20 anos.

Chefe do IIF confia que troca da dívida grega terá sucesso

ATENAS, 3 Mar (Reuters) – O negociador-chefe do Instituto para Finanças Internacionais (IIF, na sigla em inglês), Charles Dallara, demonstrou confiança neste sábado que um acordo de troca da dívida, parte essencial do programa de resgate financeiro da Grécia, será finalizado de forma bem sucedida na semana que vem. “Nós podemos sentir em nossas discussões com investidores que o momento está se construindo”, afirmou Dallara, ao canal Antenna Television. “Estou bastante otimista que os níveis de participação serão bastante altos”, disse ele, sem, no entanto, estimar um número.

Irã descobre megacampo de petróleo, diz agência de notícias

TEERÃ, 3 Mar (Reuters) – O Irã descobriu um de seus maiores campos de petróleo de alta qualidade ao sul da província, informou a agência de notícias Mehr, atribuindo a um executivo neste sábado. “Os estudos preliminares mostram enormes reservas de óleo cru neste campo, que pode ser considerado como um dos maiores do Irã”, afirmou à Mehr Mahmoud Mohaddes, diretor de Exploração da estatal iraniana NIOC (na sigla em inglês).

Celpa propõe pagamento de plano de cargos à Justiça na 2a. feira

RIO DE JANEIRO, 3 Mar (Reuters) – A Celpa, distribuidora de energia elétrica do Estado do Pará, controlada pelo grupo Rede Energia, apresentará proposta à Justiça na próxima segunda-feira sobre o pagamento de parcela do Plano de Cargo de Carreira e Salários (PCCS), informou a empresa em comunicado. A companhia informou via assessoria de imprensa, em e-mail enviado à Reuters, que por se encontrar sob recuperação judicial, está impedida de realizar pagamentos em aberto até o dia 28 de fevereiro.

BP chega a acordo de US$7.8 bi por vazamento no Golfo do México

NOVA YORK, 3 Mar (Reuters) – A BP chegou a um acordo de cerca de 7.8 bilhões de dólares com as empresas que a processaram devido ao enorme vazamento de óleo no Golfo do México em 2010, declarou a companhia na sexta-feira, mas a gigante do petróleo ainda enfrenta processos do governo americano, de estados do Golfo e de parceiros de perfuração. O juiz distrital dos EUA, Carl Barbier, numa ordem dada três dias antes da data do julgamento do processo, disse que os termos propostos para o acordo de classe, seriam apresentados ao tribunal para aprovação.

Previsão econômica dos EUA é excelente, diz FED

VANCOUVER, 3 Mar (Reuters) – O presidente da regional do Federal Reserve (FED, equivalente ao Banco Central nos EUA) em St. Louis, James Bullard, disse na sexta-feira, que o panorama econômico dos EUA é promissor e que a confiança dos americanos melhorou, sugerindo que ele não acredita que haja necessidade de novas medidas para aliviar as condições financeiras do país. “Acho que as informações sobre a economia dos EUA estão mais fortes. Acho que é uma boa hora para esperar, juntar mais informações, entender melhor o que está acontecendo na Europa e ver o que vai acontecer em seguida,” ele disse aos repórteres depois de um discurso na Simon Fraser University.

Angela Merkel enfrenta desafio doméstico devido ao pacto fiscal

BERLIM, 3 Mar (Reuters) – A chanceler alemã, Angela Merkel está enfrentando um desafio inesperado para conseguir a aprovação da Alemanha para as novas regras orçamentárias da zona do euro, depois que o governo confirmou no sábado que o novo tratado vai exigir uma maioria de dois terços do Bundestag e do Bundesrat. Isso vai fazer com que Merkel dependa do apoio dos principais partidos de oposição, que, apesar de tê-la apoiado anteriormente em relação ao segundo pacote de resgate grego, ou para dar maiores poderes ao fundo de resgate, devem impor agora condições, tais como novas medidas para estimular o crescimento europeu, para apoiá-la novamente.

Dólar sobe 1,2% com medidas do governo e leilões do BC

SÃO PAULO (Reuters) – Com intervenção dupla do Banco Central ocorrendo mais uma vez, o dólar fechou em alta de mais de 1 por cento frente ao real nesta sexta-feira. A valorização ocorre um dia após o governo anunciar duas medidas para frear a alta da moeda brasileira. As operações locais também repercutiram o salto da moeda norte-americana no exterior, em meio a constantes preocupações com a crise de dívida da zona do euro.

Bovespa sobe por expectativa de maior corte na Selic

SÃO PAULO, 2 Mar (Reuters) – A Bovespa registrou ganho de 1,5 por cento no pregão desta sexta-feira, retomando o patamar de 67 mil pontos que não era visto desde 11 de abril de 2011, influenciada por uma expectativa do mercado de que o Banco Central possa acelerar o ritmo de corte da taxa de juro. O Ibovespa subiu 1,45 por cento, a 67.781 pontos. Na semana, o índice acumulou ganhos de 2,79 por cento. O giro financeiro desta sessão foi de 6,96 bilhões de reais.

Moody’s rebaixa Grécia de “Ca” para “C”

NOVA YORK, 2 Mar (Reuters) – A Moody’s Investors Services anunciou nesta sexta-feira que rebaixou os ratings dos bônus da Grécia em moeda local e estrangeira de “Ca” para “C”, levando o país para sua nota mais baixa possível. A agência não informou sobre perspectivas futuras.