Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Microsoft e Facebook unem-se para construir cabo transatlântico

Estrutura começará a ser construída em agosto e visa a atender a crescente demanda por internet de alta velocidade e armazenamento em nuvens

A Microsoft e o Facebook fecharam um acordo para construir em conjunto um cabo submarino transatlântico para a transmissão de dados. A iniciativa visa a atender a crescente demanda por internet de alta velocidade e o chamado armazenamento em nuvens.

A construção do novo cabo, batizado de “Marea”, começará em agosto e a expectativa é que esteja pronto em outubro de 2017, afirmaram as duas empresas em um declaração nesta quinta-feira.

O cabo de 6.600 quilômetros, o primeiro a conectar os Estados Unidos com o sul da Europa, será operado pela Telefónica por meio da sua unidade Telxius. Ele será inicialmente desenhado para carregar 160 terabytes de dados por segundo, informaram as duas empresas.

A decisão chega quase dois anos depois de o Google ter feito um acordo com cinco empresas asiáticas para desenvolver e operar um cabo transpacífico conectando os Estados Unidos ao Japão. O investimento será de cerca de 300 milhões de dólares.

(Com Reuters)