Maior anunciante do mundo já acha alcance do Facebook limitado
Procter & Gamble, que gasta mais de 8 bilhões de dólares em publicidade no mundo por ano, vai reduzir o uso de anúncios direcionados na rede social
A Procter & Gamble, dona de marcas como a Pampers e empresa que mais investe em publicidade no mundo, decidiu reduzir o uso que faz dos anúncios direcionados oferecidos pelo Facebook, de acordo com o jornal The Wall Street Journal. O motivo: embora direcionada, essa publicidade já não parecia estar fazendo muito efeito.
“Nós focamos demais e acabamos atingindo um público muito limitado”, disse ao jornal Marc Pritchard, principal executivo de marketing da P&G. “E agora estamos avaliando: qual a melhor maneira de, ao mesmo tempo, ter o maior alcance, mas com a maior precisão possível?” No ano fiscal encerrado em junho de 2015, a empresa investiu 8,3 bilhões de dólares em publicidade no planeta.
Um caso que explica a decisão da P&G ocorreu com o Febreze, um odorizador de ambiente de seu portfólio de produtos. Há dois anos, a empresa usou a publicidade direcionada do Facebook para divulgar o Febreze centrando a mira em “donos de bichos de estimação e lares com famílias grandes”. As vendas ficaram estagnadas durante a campanha, mas subiram quando a Procter & Gamble mudou a estratégia e redirecionou os anúncios para um público mais amplo, o de pessoas com mais de 18 anos.
Leia mais:
Facebook tem efeito semelhante ao da cocaína no cérebro
Google vai abrigar 15 startups em São Paulo
A mudança da P&G não significa que a companhia vá abrir mão do Facebook em sua estratégia publicitária, segundo o WSJ, ou mesmo que vá desistir dos anúncios direcionados. No entanto, a decisão da maior anunciante do mundo de dar um passo atrás no uso da ferramenta pode ser problema para o Facebook.
Com a divulgação da decisão da P&G, as ações da rede social estavam em baixa – limitada, é verdade – de 0,11% na tarde desta terça-feira. Ao jornal, uma porta-voz do Facebook afirmou que a parceria com a P&G “cresce a cada ano” e que as duas empresas têm aprendido uma com a outra. “Esse tem sido o espírito de nosso trabalho em conjunto e de como desafiamos uma à outra”.
O Facebook tem centrado esforços no desenvolvimento da publicidade direcionada desde sua primeira iniciativa do gênero, em 2007. Hoje, a rede social tem 1,7 bilhão de usuários mensais ativos.