Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Incidentes em manifestação estudantil em Valencia

Diversos incidentes foram registrados nesta segunda-feira em Valencia, no leste da Espanha, quando a polícia atacou uma manifestação de centenas de estudantes que protestavam contra os cortes orçamentários, segundo testemunho de jornalistas.

Os jovens, convocados pelas redes sociais, se reuniram diante do instituto Lluis Vives, um colégio da cidade, para protestar contra os problemas que deixaram várias escolas sem calefação nas últimas semanas porque o governo regional não paga as contas.

Os conflitos começaram entre os manifestantes e um cordão policial que protegia as instalações e, em seguida, estendeu-se para as ruas próximas quando os jovens se dispersaram. Os policiais utilizaram seus cassetetes e alguns manifestantes foram agredidos já caídos no chão.

“Houve detidos… mas ainda não sabemos quantos. Alguns manifestantes agiram de forma agressiva e, por isso, foram feitas as detenções”, declarou um porta-voz da polícia.

Há algumas semanas diferentes manifestações ocorreram em Valencia, a comunidade autônoma mais endividada da Espanha, onde as autoridades anunciaram no começo do ano um plano de austeridade que incluía aumentos de impostos e cortes nos gastos de saúde e no setor da educação em um total de mais de bilhões de euros.