Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Governo adia calendário de saque de cotas do PIS/Pasep

Cronograma para retirado do benefício, que começa em outubro, seria divulgado nesta sexta-feira

O governo adiou o anúncio do calendário do saque das cotas do PIS/Pasep para idosos. O calendário estava previsto para ser divulgado hoje.

O benefício, antes disponível para maiores de 70 anos, poderá ser requisitado a partir de outubro por homens com mais de 65 anos e mulheres com mais de 62 anos.

A regra que reduziu a idade para receber esse tipo de recurso estipula que ele será distribuído em etapas, segundo a data de nascimento dos beneficiários.

Segundo o Ministério do Planejamento, o atraso ocorreu porque o presidente Michel Temer deseja fazer o anúncio, após voltar da viagem que fará aos Estados Unidos, para participar da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU). Temer retornará na próxima quarta-feira (20).

Segundo os cálculos do governo, a redução na idade do saque das cotas deve disponibilizar 15,9 bilhões de reais para 8 milhões de pessoas.

Cotas

As cotas do PIS e do Pasep foram acumuladas por trabalhadores que estiveram empregados entre 1971 e 1988. Podem ser sacadas em casos especiais, como aposentadoria, invalidez, ou depois da idade mínima. Enquanto não são sacadas, essas cotas geram rendimentos , que podem ser recebidos anualmente.

Quem ingressou no mercado de trabalho após 1990 tem direito a outra modalidade do PIS/Pasep, que são os abonos salariais. Eles também são pagos anualmente. Nesse caso, não há cota a ser sacada