Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fundos de investimento registram saída de R$12,3 bilhões

Segundo a Anbima, o dado é resultado de 326,9 bilhões de reais em resgates contra aplicações de 314,6 bilhões, realizados em janeiro

A indústria brasileira de fundos de investimento teve em janeiro uma saída líquida de recursos de 12,3 bilhões de reais, resultado de 326,9 bilhões de reais em resgates contra aplicações de 314,6 bilhões, informou nesta segunda-feira a entidade que representa instituições do mercado financeiro, Anbima.

O resultado só não foi pior devido à entrada líquida de 9,2 bilhões de reais de um fundo de curto prazo de clientes do poder público. No período, a turbulência dos mercados foi refletida na queda de 3,57% do real contra o dólar e de 7,51% do Ibovespa, principal índice doméstico de ações.

Leia também:

Entrada de dólares no país supera saída em US$ 1,6 bi em janeiro

Mercados emergentes, moedas decadentes

Temor de estrangeiros com emergentes não se reflete na Bolsa

Com isso, as carteiras referenciadas em renda variável tiveram as piores performances, enquanto os fundos cambiais tiveram alta de 2,18%, a maior rentabilidade no mês. Os fundos de renda fixa tiveram valorização 0,68%, em função da parcela pós-fixada.

Dada a combinação de desvalorização de ativos e resgate líquido, o patrimônio líquido da indústria encolheu 0,87% em relação a dezembro, a 2,386 trilhões de reais.

(com agência Reuters)