Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Focus: Mercado sobe previsão de inflação pela quinta vez seguida

As estimativas de analistas do mercado financeiro para o IPCA subiram a 3,51%; para 2018, as projeções são de alta de 4,20%

As estimativas de analistas do mercado financeiro para a inflação no ano subiram a 3,51%, segundo o Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira. É a quinta semana seguida de alta na expectativa para o IPCA do ano. A projeção para a inflação em 2018 permanece em 4,20%,  quinta semana seguida de estabilidade. O centro da meta nos dois anos é de 4,5%, e os limites variam entre 3% e 6% por causa da margem de tolerância de 1,5 ponto percentual .

Os analistas do mercado financeiro mantiveram as projeções para alta do PIB neste ano (0,34%) e em 2018 (2%), após a divulgação de indicadores positivos de atividade na última semana. Na quinta-feira, o Banco Central divulgou que o IBC-Br registrou alta de 0,25% entre abril e junho. A alta representou o segundo trimestre consecutivo no campo positivo.

O indicador é considerado como uma “prévia” do PIB, apesar da metodologias diferente do indicador oficial, calculado pelo IBGE.  No início da semana, a instituição divulgou que o comércio varejista registrou no último mês a terceira alta consecutiva (1,2%), e os serviços tiveram o melhor mês de junho em 5 anos (1,3%).

Em relação à produção industrial, os analistas consultados pelo Boletim Focus aumentaram a aposta de alta para o ano pela segunda semana seguida, de 1,03% para 1,10%. A estimativa para o indicador em 2018 recuou pela quinta vez consecutiva, de 2,01% para 1,85%.