Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Fitch rebaixa nota do JPMorgan Chase para ‘A+’

Nova York, 11 mai (EFE).- A agência de classificação de risco Fitch rebaixou nesta sexta-feira em um degrau a nota concedida ao JPMorgan Chase, para ‘A+’ e com perspectiva negativa, um dia após o banco reconhecer que um erro ‘maiúsculo’ em suas operações de derivados lhe causaram perdas de US$ 2 bilhões.

‘A Fitch considera o tamanho dessas perdas manejável, mas sua magnitude e a natureza dessas posições implicam uma falta de liquidez’, indica a agência em comunicado de imprensa.

Ela justifica que as perdas anunciadas nesta quinta-feira pelo banco, cujas ações desabaram quase 10% na Bolsa de Nova York, suscitam perguntas sobre ‘sua propensão ao risco, seu marco de gestão do risco, suas práticas e sua supervisão’.

A Fitch ressalta que, com a nova nota do JPMorgan Chase, continua analisando a posição dominante do banco no mercado interno, assim como a ‘solidez e força’ de seu negócio no exterior tanto no setor dos bancos comerciais como no dos bancos de investimentos.

Por último, sobre a perspectiva negativa em que o banco ficou, a agência se mostrou convencida de que poderia realizar um novo rebaixamento de um degrau na qualificação do JPMorgan caso a entidade não enfrente os riscos de maneira apropriada. EFE