Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Estados fortes do euro podem ajudar mais fracos–membro do BCE

VALLETTA, Malta, 18 Mai (Reuters) – Estados mais saudáveis da zona do euro podem usar seus custos de empréstimos baixos para ajudar a financiar a recuperação de membros do bloco em dificuldade, disse nesta sexta-feira o membro do Conselho Administrativo do Banco Central Europeu (BCE), Josef Bonnici.

Em discurso na conferência FinanceMalta, Bonnici, que chefia o banco central de Malta, disse que a junção de austeridade e crescimento baixo está criando um risco de recessão econômica em espiral em partes da zona do euro, e que ramificações da contínua crise da zona do euro ainda são desconhecidas.

Ele disse que o impacto dos cortes de dívida precisa ser amortecido e afirmou que membros mais saudáveis da zona do euro podem fornecer financiamentos ao seus vizinhos em dificuldade.

“Nem todos os Estados-membros estão em um ambiente estressado, e considerar outras opções financeiras pode ser possível, especialmente onde as taxas de juros de títulos em alguns Estados-membros são mais baixas, até mesmo abaixo da taxa de inflação”, disse Bonnici.

“O nível de solidariedade da UE e de assistência coesa podem se provar um catalisador crucial para as mudanças estruturais exigidas”, afirmou.

(Reportagem de Chris Scicluna)