Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

CORREÇÃO-Lucro da Braskem cai pela metade no 1o trimestre

(Corrige no 3o parágrafo para esclarecer que indenização contribuiu para o lucro de janeiro a março de 2012, e não o contrário, e a despesa financeira líquida aumentou na comparação anual, e não diminuiu)

RIO DE JANEIRO, 10 Mai (Reuters) – A petroquímica Braskem viu seu lucro líquido recuar 50 por cento no primeiro trimestre em relação ao mesmo período do ano passado.

A empresa registrou lucro líquido de 152 milhões de reais entre janeiro e março deste ano, contra 305 milhões obtidos no mesmo período de 2011.

A queda no lucro é consequência, entre outros fatores, do aumento da despesa financeira líquida trimestral na comparação anual, embora ela tenha caído ante o quarto trimestre de 2011. Por outro lado, o lançamento contábil de uma indenização à Braskem relacionada a um contrato de fornecimento de matéria-prima nos Estados Unidos evitou um resultado final pior.

O Ebitda -sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização- totalizou 787 milhões de reais no primeiro trimestre, queda de 14 por cento na comparação anual.

Já a receita líquida da companhia totalizou 8,2 bilhões de reais, crescimento de 11 por cento sobre um ano antes.

Em março de 2012, a Braskem registrou patamar recorde de produção de eteno e polipropileno, de 306 mil e 151 mil toneladas, respectivamente.

A Braskem encerrou o primeiro trimestre com dívida líquida de 11,13 bilhões de reais, contra 11,97 bilhões de reais no fim de 2011.

(Reportagem Diogo Ferreira Gomes; Edição Sérgio Spagnuolo)